29 de novembro de 2017

SENAR promove duas ações do programa ‘Saúde do Homem’ no Sertão paraibano


Ascom Senar
[addtoany]

IMG_1983

Ação em São José do Sabugi

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB) levou informações e atendimento médico aos produtores rurais por meio do programa “Saúde do Homem”. Na Paraíba, as ações ocorreram no Sertão, em São José do Sabugi (23) e São José de Caiana (24), no Sertão.

Os eventos foram realizados pelos sindicatos rurais de Santa Luzia e São José de Caiana, respectivamente e atenderam, no total, 288 produtores rurais com exames de sangue para identificação do câncer de próstata, além de palestras e oreintações.

“O acesso à informação na zona rural é, muitas vezes, prejudicado e limitado. Exames como o que estamos proporcionando só acontecem nas cidades. Temos que levar práticas como essa para o campo afim de facilitar a vida do produtor”, afirma Vera Figueredo, assessora de projetos especiais do SENAR PB.

IMG_2158

Vera Figueiredo, assessora de projetos especiais

As ações do programa Saúde do Homem são promovidas em parceria com entidades públicas e privadas, como a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e as Secretarias Municipais de Saúde.O presidente do Sindicato de Produtores Rurais de São José de Caiana, Luiz Júnior Guimarães, viu a necessidade do evento e contatou o SENAR e a prefeitura municipal para realizarem a ação.

“Percebi que os produtores rurais precisavam fazer exames de próstata entre outros, mas não tinham condições de se descolar aos grandes centros. Por isso achei que deveríamos trazer esse serviço e atendimento para próximo deles e reforçar a conscientização sobre os perigos dessas doenças”, afirma Junior.

IMG_2022Durante os eventos, o SENAR distribui kits com mochila, folder, cartilhas e sabonete para quem participa de todas as atividades.

O homem que participa dos eventos do SENAR recebe um cartão de acompanhamento dos exames, que é preenchido pelo médico urologista após o exame físico. Caso o médico perceba alguma alteração, encaminha o paciente para o serviço público de saúde para iniciar o tratamento. Nos demais casos, a secretaria de saúde do município fica responsável por procurar o paciente e dar retorno sobre os exames.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/SENAR-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br