11 de setembro de 2019

Senar promove encontro de Tutores da Rede e-Tec Paraíba


Ascom Senar
[addtoany]

O Senar Paraíba realizou nesta última terça-feira (10) o segundo encontro com tutores credenciados da Rede e-Tec na Paraíba no ano de 2019. O evento aconteceu na sede do Sistema Faepa Senar-PB e contou com a participação de 17 profissionais.

Durante o encontro, foram realizadas orientações que visaram atualizar os tutores para as novas tecnologias em sala de aula, assim como discussões acerca de vivências de cada colaborador para que futuras melhorias serem implementadas em todos os polos de educação da Paraíba.

Rafanele Trajano trabalha nas unidades curriculares de assistência técnica, qualidade de segurança alimentar e tópicos especiais, e foi um dos tutores presentes no evento. Ele costuma frequentar todas as edições do encontro e se mostra otimista quanto aos resultados do evento que acontece semestralmente desde 2016.

“O encontro se tornou um momento muito importante na minha formação como professor desde a primeira vez em que participei. Ele gerou uma mudança muito positiva na minha experiência, pois traz para nós, tutores, um tipo de apelo pedagógico que muitas vezes a gente não tem na faculdade. Aqui no Senar a gente vê que existe toda uma preocupação nesse âmbito”, comentou Rafanele.

Ainda sobre o encontro, ele frisou o que foi abordado nessa última edição. “Além de promover a integração entre as experiências que cada tutor traz consigo, tivemos a oportunidade de trabalhar com novas ferramentas de metodologias ativas. É uma inovação que vem sendo empregada há alguns anos, mas que na Paraíba é algo novo e que a gente vê um potencial enorme. Hoje foi possível conhecer e trabalhar com algumas dessas ferramentas para, mais tarde, aplicar em sala de aula. ”

A Tutora Silvana Alves também vê resultados positivos no encontro. Ela atua em quatro unidades curriculares, sendo algumas duas delas as de gestão agrária ambiental e a de políticas públicas para o agronegócio.

“É muito bom se capacitar, e o encontro sempre promove esse tipo de conteúdo a mais para nós tutores. A troca de experiências no faz levar um pouco de cada disciplina de cada professor para nossa formação, e desta forma conseguimos refletir esse conhecimento agregado na sala de aula para os nossos alunos.” explicou Silvana.

A coordenadora regional da Rede e-Tec Brasil na Paraíba, Poliana Queiroz, explicou que a intenção do treinamento é estimular práticas docentes e pedagógicas que oportunizem o protagonismo dos alunos do curso técnico na sala de aula.

“A gente acredita que por meio dessa capacitação nós teremos melhor qualidade nos encontros presenciais e por consequência um melhor desenvolvimento dos alunos. Nós estimulamos o uso de metodologias ativas e agora avançamos para práticas de gamificação e elaboração de quizzes. A aceitação dos profissionais foi imediata”, avaliou Poliana

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br