31 de outubro de 2017

SENAR realiza capacitação com técnicos que vão atender 450 famílias na Paraíba


Ascom Senar
[addtoany]

Superintendente do SENAR, Sérgio Martins (ao fundo), e o presidente do Sistema Faepa SENAR, Mário Borba (dir.)

Superintendente do SENAR, Sérgio Martins (ao fundo), e o presidente do Sistema Faepa SENAR, Mário Borba (dir.)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba promoveu um encontro de capacitação com os técnicos de campo que vão atuar dentro do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase). O objetivo do trabalho é fazer com que o produtor tenha uma atividade rentável através dos cursos, capacitações e da assistência técnica.

Os técnicos debateram a metodologia de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR e também aprenderam a usar o software desenvolvimento para acompanhamento do trabalho.

O SENAR PB foi uma das instituições vencedoras de uma licitação do Governo do Estado para prestar esse tipo de atendimento e vai trabalhar com 452 famílias nos territórios do Seridó e do médio Sertão. As primeiras fases do projeto já começam a ser executadas em setembro deste ano e a assistência seguirá até agosto de 2018.

“Projetos como esse são de extrema importância para o produtor rural, principalmente quando a gente leva em consideração a realidade do semiárido. O SENAR é conhecimento, capacitação, treinamento e isso ainda falta à população do campo”, comentou o presidente do Conselho Administrativo do SENAR, Mário Borba.

capa

Além do aspecto produtivo, o projeto também lida com a questão social, identificando o papel da mulher no campo, e a questão ambiental, tratando da desertificação da área.

“A equipe do Procase é pequena para o tamanho do nosso projeto. O SENAR vem para estar mais próximo ao produtor e para verificar quais as necessidades daqueles grupos”, explica a gerente Desenvolvimento Humano do Procase, Aparecida Henriques.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br