22 de novembro de 2017

SENAR realiza Saúde da Mulher Rural no Litoral Sul


Ascom Senar
[addtoany]

IMG_1782

As produtoras rurais de Caaporã, no Litoral Sul, receberam a 3ª ação do Saúde da Mulher Rural deste ano na última sexta (17). Noventa mulheres foram beneficiadas em palestras, orientação e exames de mama e citológico. A iniciativa contou com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais do município e também da prefeitura.

“Esse evento só é possível por meio das nossas parcerias, tanto do sindicato rural quanto da prefeitura. Mas a adesão e interesse das mulheres do município é o que mais merece o nosso reconhecimento. A gente sabe que são canceres que tem quase 100% de cura, desde que sejam detectados precocemente com os exames que elas fizeram”, comentou a assessora de programas especiais do SENAR, Vera Figueiredo.

O presidente do Sindicato, Dácio Martins, destacou a importância da realização de atividades que alertem sobre essas doenças. “Ações como essa são fundamentais devido à dificuldade das mulheres do campo de ter acesso à cidade. Vemos a importância de eventos como esse pelo número de mulheres que vem procurar ajuda hoje. Essa é uma oportunidade de Caaporã trabalhar para o social”, afirmou.

IMG_1800

As mulheres da zona rural do Litoral Sul tiveram o apoio da prefeitura para leva-las à Unidade de Saúde da Família Piquete. O prefeito do município destacou os benefícios da parceria com o SENAR. “Essa parceria tem trazido muitos resultados positivos para o nosso município e para as mulheres do meio rural. Ações do SENAR ajudam a população a se desenvolver e construir um futuro melhor para eles”, comentou o prefeito Kiko Monteiro.

IMG_1762

Durante o evento, as mulheres contaram suas histórias e lutas contra problemas de saúde. Uma delas foi a produtora rural Vilma dos Santos. “Sempre fico atenta na minha saúde e há 3 anos descobri que eu tinha um mioma no útero e tive que retirá-lo. Se estou hoje aqui é porque procurei ajuda, algo que é algo que todas as mulheres devem fazer também”, considerou.

IMG_1757

Essa proatividade com a saúde foi reforçada pela palestrante, Thaynara Borja. A enfermeira ressaltou o papel da mulher na prevenção do câncer de colo de útero e outras doenças. “Se a mulher não tem o interesse, ela não vai procurar nenhuma equipe de saúde para fazer por ela. Elas fazem parte desse processo e é necessário que elas se conheçam e se cuidem. Não precisa ter vergonha de si mesma ou de procurar ajuda”, afirma ela.

IMG_1810

Além da conscientização, o evento proporcionou bem-estar por meio dos cuidados com a beleza nos serviços de manicure e cabeleireira.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br