28 de novembro de 2018

Senar realiza Saúde do Homem em Caaporã


Ascom Senar
[addtoany]

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realiza nesta quarta (28) o Saúde do Homem, programa voltado para o combate do câncer de próstata. A ação será realizada no município de Caaporã e contará com atendimento a homens com exames gerais e de PSA (Antígeno Prostático Específico).

“Programas como esse ajudam o homem do campo a se atualizar nos cuidados necessários para ter uma vida longa e saudável. O mês de novembro é voltado para ele não só pela questão do câncer de próstata, mas a saúde em si. O homem não costuma ir ao médico e o mês foca no cuidado masculino”, explica o instrutor do Senar Samuel Ronei.

Esse é o mesmo pensamento do trabalhador rural Jeová dos Santos. “Fazer esse exame é bom para saúde. O homem já vive menos que a mulher e se não cuidar, morre ligeiro! Por isso eu tento estar sempre em dia com meus exames”, comenta Jeová.

O Saúde do Homem já passou por Pilar e Gurinhém esse ano e é promovido em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e as Secretarias Municipais de Saúde. A recomendação médica é que os exames preventivos sejam feitos anualmente a partir dos 50 anos e, para homens com histórico familiar, a partir dos 45 anos.

O homem que participa dos eventos do Senar recebe um cartão de acompanhamento dos exames, que é preenchido pelo médico urologista após o exame físico. Caso o médico perceba alguma alteração, encaminha o paciente para o serviço público de saúde para iniciar o tratamento. Além disso, é oferecido palestras, brindes e tratamentos estéticos como corte de cabelo gratuito para os homens da região.

“Não oferecemos só os serviços de saúde em ações como essa. Queremos fazer um dia alusivo ao homem. As palestras são inovadoras e com uma metodologia que prende o público”, relata a secretária de saúde do município de Gurinhém, Nadja Girlene de Souza.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br