14 de julho de 2017

SENAR visita estrutura da Guaraves com equipe do Plano ABC Paraíba


Ascom Senar
[addtoany]

Foto GuaravesA Assessora de Programas Especiais do SENAR Paraíba, Vera Figueiredo, integrou a comissão que visitou as instalações do grupo Guaraves, em Guarabira. A visita aconteceu na última terça-feira (11) e faz parte das atividades do Grupo Gestor do Plano Agricultura de Baixo Carbono da Paraíba (Plano ABC PB).

Segundo Vera, o principal objetivo da visita foi conhecer o processo de tratamento de dejetos animais resultantes da atividade da empresa, assim como as práticas de reuso de água. Juntas elas foram uma das cinco tecnologias concebidas dentro do plano ABC, que pretende levar boas práticas agrícolas e estimular o produtor brasileiro a produzir com sustentabilidade.

“A nossa avaliação, em relação à visita, é muito positiva. No que diz respeito ao ABC, nada se perde lá, tudo é reaproveitado, gerando lucro, inclusive. A empresa tem muita qualidade, preserva o meio ambiente e trabalha dentro de normas internacionais de segurança e higiene”, disse Vera Figueiredo sobre o trabalho da Guaraves.

Foto Guaraves1
Após o abate dos frangos, parte da proteína extraída do processo vira ração para peixes e camarões. Já a chamada “cama de frango” é vendida como adubo. A água utilizada nesse processo é reutilizada para irrigação na propriedade, que conta com um reservatório próprio.

Atualmente, a Guaraves conta com 2.200 funcionários distribuídos nas unidades da Paraíba e em mais 3 estados do Nordeste. Ela ainda exporta a sua produção para Hong Kong e se prepara para entrar nos mercados chinês e japonês.

SENAR é uma das instituições que compõem o grupo gestor

Grupo gestor do ABC PB em visita a propriedade em Mamanguape que tem floresta plantada

Desde o início do ano que o Grupo Gestor visita produtores e agroindústrias paraibanas que desenvolvem práticas ligadas à agricultura de baixo carbono. No mês passado, o grupo visitou um produtor do Litoral Norte que trabalha com florestas plantadas.

Confira a entrevista do coordenador do Grupo Gestor do Plano ABC Paraíba, Demilson Lemos, ao Canal do Produtor TV:

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6093
facebook.com/faepasenarpb
@faepasenarpb
senarpb.com.br