11 de fevereiro de 2014

Sertão Empreendedor capacita para construção de barragem


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Nos próximos dias 13,14 e 15 de fevereiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB) levará ao município de Juazeirinho a capacitação de construção de barragem subterrânea. O treinamento faz parte do cronograma do programa Sertão Empreendedor: Um novo tempo para o semiárido.
Esta ação foi motivada pelo Dia de Campo que aconteceu na última semana, numa propriedade rural do município e teve como objetivo instruir os produtores participantes do programa na construção dessas barragens.
Segundo o coordenador do Sertão Empreendedor na Paraíba, Jonhbel Paiva, a ação, além de instrutiva, tem a finalidade de motivar e disseminar a construção desse tipo de barragem. “O SENAR-PB está oferecendo ao produtor uma alternativa para a produção durante a seca. Será construída, no mínimo, uma barragem subterrânea em cada um dos seis municípios inicialmente participantes do programa no estado da Paraíba. A capacitação técnica com os mesmo produtores de Juazeirinho resultará na construção de uma barragem subterrânea prevista dentro do âmbito do programa Sertão Empreendedor”, finaliza.
Na ocasião, o especialista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater) e parceiro do SENAR-PB, Ricardo Pereira, explicou aos produtores questões como funcionamento, utilização e benefícios de uma barragem subterrânea. “A barragem subterrânea é uma alternativa muito útil ao produtor em tempos de estiagem. Com a construção desse tipo de barragem, o produtor pode manter a produção de alimentos para os animais, grãos e folhagens, manter uma irrigação em sua lavoura e a conservação da água para uso humano”, explica o técnico.
O mesmo treinamento deve acontecer nos municípios de Cajazeiras, Santa Luzia, Campina Grande, Piancó e Catolé do Rocha. Além da capacitação para construção das barragens, o SENAR-PB irá ministrar treinamentos de cultivo de palma forrageira, principal aposta de alternativa para seca da entidade.
 

Assessoria de Comunicação Social SENAR-PB
(83) 3048 6073/9928 0819