10 de fevereiro de 2015

Sindicato de Esperança se reúne com técnicos da Embrapa


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Nesta segunda-feira (09), o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Esperança, Carlos Alberto Patrício, esteve reunido com técnicos da Embrapa e com o prefeito do município de Esperança, Anderson Monteiro, para discutir sobre o possível desenvolvimento da cultura do amendoim no município.
Segundo Carlos Alberto Patrício, o maior motivo dessa implementação é criar uma opção econômica para Esperança e região vizinha que tem condições de solo e clima para o desenvolvimento desta cultura. “O amendoim é produzido de forma mais artesanal, com variedade inadequada, sem técnica de colheita e nós queremos formalizar esse plantio para que seja reconhecido como uma cultura na Paraíba”, falou.
Nesse primeiro ano será realizada uma pesquisa pela Embrapa para implementar um campo experimental na propriedade de algum produtor rural da região, a fim de ver qual o tipo de amendoim mais adequado para o cultivo. A Embrapa fará a implementação do campo com diversos tipos de amendoim e a espécie mais produtiva e adequada será eleita para divulgação e posterior produção em 2016.
Ainda de acordo com o Patrício, após o resultado da pesquisa, será realizado um dia de campo para que os produtores rurais da região possam conhecer a plantação. Outro passo a ser tomado é a realização de uma visita técnica com um grupo de produtores ao município de Mogeiro, tradicional pólo produtor de amendoim do estado. “O compromisso desse ano é implantar esse campo para ver qual a variedade mais correta para o cultivo. E em 2016 conseguir implantar o plantio em maior escala”, concluiu Patrício.
Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6073/6050
facebook.com/faepasenarpb
imprensa@senarpb.com.br