18 de março de 2013

Tecnologia recupera áreas de pastagens degradadas


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Com o objetivo de favorecer o produtor rural, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) implantou, entre 2008 e 2010, 21 Unidades Demonstrativas (UDs) do sistema Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) na região Central do Estado. Ao todo, Minas Gerais tem cerca de 700 UDs ligadas ao sistema ILPF, que visa recuperar áreas de pastagens degradadas.
O sistema ILPF passou a fazer parte do Plano e do Programa Agricultura Baixo Carbono, lançado em 2010 pelo governo federal, com o propósito de ampliar a eficiência do produtor rural e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente. Para a safra 2012/2013, foram disponibilizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e Banco do Brasil cerca de R$ 3,4 bilhões, a juros de 5% ao ano e prazo de pagamento de até 15 anos, para o financiamento dos produtores rurais.
A proposta da ABC é promover a redução das emissões de gases de efeito estufa oriundas das atividades agropecuárias e contribuir para a redução dos desmatamentos. Neste propósito, a implantação do sistema ILPF vai ao encontro dos objetivos da ABC, através da integração lavoura e pecuária, pecuária e floresta ou pecuária, lavoura e floresta.
– Diferentes sistemas produtivos de grãos, agroenergia e bovinos (corte e leite), são implantados na mesma área, juntos, em rotação ou em sucessão – explica o coordenador de Bovinocultura da Emater-MG, José Alberto de Ávila Pires.
O coordenador da Emater-MG acredita que estas técnicas são eficazes para a redução do desmatamento, através de plantios intensivos em áreas já desmatadas e também do plantio de florestas comerciais de eucaliptos, que substituem as florestas nativas no fornecimento de madeira.
– A capacitação dos extensionistas tem favorecido a difusão da nova tecnologia ILPF, através do acompanhamento técnico aos produtores – comenta José Alberto.
A Emater-MG capacitou cerca 700 técnicos no sistema ILPF, que atendem 804 municípios mineiros. Além disso, os produtores rurais participaram de cursos de capacitação.
Ainda segundo o coordenador, as ações da Emater-MG em ILPF concentram-se na instalação de UDs, realização de eventos, e elaboração de projetos técnicos e assistência técnica para produtores rurais.
Fonte: Secom-MG