18 de junho de 2021

Senar participa de distribuição de novas variedades de mandioca a produtores rurais


Ascom Senar
[addtoany]

João Quintans, Gilson Miranda, Adelaido Araújo, José Marcos Souza de silva (produtor rural)

Produtores rurais de oito municípios do Litoral e Zona da Mata Norte paraibano receberam variedades novas sementes de mandioca, nesta quinta-feira (17). Eles integram o Arranjo Produtivo Local da Mandiocultura no Estado, que tem parte dos agricultores beneficiados pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar (ATeG).

Ao todo, foram adquiridas 50 mil unidades das variedades: BRS Formosa, BRS Kiriris, BRS Dourada e BRS Novo Horizonte, vindas do estado do Pará, que é autorizado a produzir essas cultivares, desenvolvidas originalmente pela Embrapa.

“Essas novas sementes vão ajudar no melhoramento de produtividade da raiz para comercialização, mas também na parte aérea da mandioca para ração animal e outras finalidades”, explicou o gerente de recursos naturais e desenvolvimento sustentável de Mari, Adelaido Araújo.

A entrega aconteceu na cidade de Mari e contou com a presença do técnico de campo, Gilson Miranda e do supervisor da ATeG, João Quintans, que destacou o potencial produtivo das variedades distribuídas.

“Futuramente teremos sementes de variedades melhoradas de mandioca, com as quais os agricultores poderão alcançar o dobro de produção da nossa média do Estado, por hectare. Claro que isso também depende de outros fatores, como o cultivo adequado, mas o primeiro passo já foi dado, com aquisição das sementes”, comentou Quintans.

Os municípios que integram o arranjo produtivo, e que adquiriram as sementes de forma conjunta, são: Mari, Areia, Mamanguape, Santa Rita, Pilar, Rio Tinto, Jacaraú e Lucena. O secretário de agricultura deste último destacou o apoio do Senar na cidade.

“O atendimento da assistência técnica e muito gratificante, pois ele estava em falta na nossa região, para os nossos produtores. Agora está chegando orientação sobre manejo de solo, inovação, inclusive na agricultura familiar”, comentou o secretário, Maciel José.

Reconhecimento que também veio do executivo responsável pela agricultura em Santa Rita. Para o secretário Sildo Morais, “a assistência tem que ser ampliada, em virtude dos desafios futuros com a consolidação da cultura e o Senar é um parceiro dos municípios”, concluiu.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br