9 de novembro de 2022

Apicultores de Catolé do Rocha relatam na produção com atendimento do Senar


Ascom Senar
[addtoany]

Apicultor, Silvanir Suassuna

Em busca de melhoria para suas atividades, os apicultores Silvanir Suassuna, Edson Marcos e John Jemyssom residentes no município de Catolé do Rocha, sertão paraibano, compartilham experiências semelhantes entre eles.

O apicultor Silvanir, vem sendo acompanhado pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar (ATeG) a cerca de 1 ano e contou que durante esse período tanto a alimentação quanto a troca de favos velhos melhoraram 100%. Além da parte gerencial que também teve uma crescente melhora em sua execução possibilitando que ele saísse da alimentação coletiva para a individual e passasse a controlar a quantidade de alimento oferecido.

“Estamos chegando em um nível que nunca tinha visto”, diz apicultor assistido pela ATeG

Já Edson, iniciou em junho de 2021, e comenta que na época visava ter o máximo de colmeias povoadas. No entanto, acabava esquecendo a qualidade de suas abelhas. Hoje, ele prefere dá prioridade a colônias menores, porém, bem manejadas. Edson chegou até a assistência, através de uma visita técnica realizada em uma propriedade vizinha a sua que gerou curiosidade no apicultor e o fez buscar informações para participar da turma.

Apicultor, Edson Marcos

“Começar na apicultura não foi fácil. Eu não sabia como lidar com as abelhas e cheguei a pensar em desistir, mas mudei de ideia e hoje posso dizer que conhecer o Senar foi uma das melhores coisas que me aconteceu. Passei a ser auxiliado pelo técnico Wendel que me mostrou como realizar o manejo da forma adequada e só tenho a agradecer e dizer para todos os apicultores que também são assistidos pela ATeG que não desistam da apicultura, sigam em frente pois teremos bons resultados”, enfatiza.

Assim como Silvanir, John começou a ser acompanhado em abril 2021, e chegou até a ATeG por meio do Sindicato dos Produtores Rurais de Catolé do Rocha e da Cooperativa COOAPIL. Ele comentou sobre as mudanças positivas que o Senar possibilitou para o desenvolvimento do seu trabalho.

Apicultor, John Jemyssom

“O Senar foi de suma importância para melhorar a minha capacitação em manejo, alta produtividade de mel e produção de rainhas. Agora, estou começando a produção de pólen e estou tendo uma visão melhor de como empreender na área da apicultura. Isso fez com que eu passasse a querer crescer ainda mais na atividade. O Senar mudou muito a minha vida e sou grato por isso”, comenta.

Além disso, suas metas futuras também se cruzam em alguns momentos, como na produção de própolis verde da Jurema Preta e no aumento na produtividade de mel. Contudo, John pensa em algo um pouco diferente dos outros. Ele visa a produção de abelhas rainhas F0 vindas de Fernando de Noronha-PE, o projeto já está em andamento e é acompanhado através da produção de rainha por enxertia.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br