9 de novembro de 2022

Assistência do Senar é motivo de satisfação para produtores de cana em Alagoa Grande


Ascom Senar
[addtoany]

Os produtores atendidos pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar) demonstraram satisfação com o trabalho que vem sendo realizado pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) realizada no município de Alagoa Grande, onde o acompanhamento é voltado para o desenvolvimento da cadeia produtiva da cana-de-açúcar na região.

Quem contou um pouco sobre o trabalho que vem sendo realizado com os produtores foi o técnico de campo do Senar, Ubiele Araújo.

“Estamos dando assistência a esses produtores a um ano e quando cheguei nessas propriedades muitos estavam desestimulados a plantar a cana e quando a ATeG chegou eles sentiram mais confiança, porque a partir daí teriam um técnico presente na propriedade. Com cerca de três a quatro meses vestiram a camisa da assistência no controle de gastos e começaram a ver que era rentável, passaram a verificar as condições de compra e orientação de venda do produto final”, comenta.

Família rural relata melhorias na renda e no manejo alimentar com ATeG do Senar

Os produtores Ginaldo de Santana e Jeová Jeremias atendidos por Ubiele disseram que com o suporte dado pelo técnico, estão conseguindo melhorar a produção e gerir melhor as suas propriedades. “Estou começando agora meu segundo ano plantando cana e no ano passado tirei de meia hectare, 20 toneladas. Hoje, já estou conseguindo replantar com ela mesma, e estou na expectativa de tirar 100 toneladas ainda esse ano”, diz Ginaldo.

“A sua chegada na comunidade foi muito boa, se o senhor tivesse chegado aqui a 3, 4 anos atrás nós já teríamos um carrinho na garagem, porque assistência o senhor dá e coragem pra trabalhar a gente tem, a terra aqui é boa e o que plantar dá. E com ele nos dando assistência, nós queremos. Eu mesmo estou muito satisfeito com o atendimento”, acrescenta Jeová ao falar sobre o técnico.

O técnico Ubiele ainda complementou falando que os resultados já começaram a aparecer depois das técnicas e práticas inseridas nas propriedades como a rotação de cultura, o controle de adubação orgânica e a reutilização das palhas de cana, ambos pensados para o melhoramento do solo e para redução de custos e aumento da rentabilidade dos produtores que já começam a notar a diferença.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br