6 de julho de 2022

Alunos de Fruticultura do Senar fazem visita técnica à Doce Mel


Ascom Senar
[addtoany]

“Foi muito enriquecedor porque a gente viu na prática o que vemos nas disciplinas: armazenamento, embalagem, empacotamento. Seria ótimo que todas as turmas pudessem passar por isso”, foi assim que o aluno Ricardo Souza descreveu a visita técnica feita a empresa Frutas Doce Mel, com um grupo de alunos do curso Técnico em Fruticultura do Senar.

A atividade reuniu seis alunos, do terceiro semestre da formação, além de tutores do curso e colaboradores do Senar, na última semana. A visita contemplou as unidades curriculares de Logística e comercialização e também a de Seleção, embalagem e estocagem.

Ricardo Souza, aluno de Fruticultura

Atualmente, a Doce Mel emprega em torno de 750 funcionários na sede e outras quatro filiais, sendo uma das mais importantes empresas do setor na Paraíba. Além de produzirem abacaxi e mamão, que são comercializados para o Brasil e exterior, a agroindústria também atua como distribuidora de alimentos tanto nacionais quanto importados.

“A fruticultura no Brasil está em expansão e tem muitas oportunidades. Aqui no Nordeste, dois polos se destacam que são o Vale do São Francisco (PE) e também a região polarizada por Mossoró (RN). Nesse contexto, o curso de Fruticultura do Senar é muito pertinente para o mercado”, avaliou o coordenador de produção da Doce Mel, Romero Trindade.

Romero Trindade

Durante a visita, os estudantes conheceram as diversas etapas do processo produtivo, desde a recepção e seleção das frutas e verduras, passando pelo seu armazenamento em câmaras frias e até mesmo o eventual descarte.

Quem também participou da visita foi a aluna, Izanilde Barbosa da Silva. “Para mim, o mais importante no processo da visita foi conhecer a organização e todo o processo de produção, desde o recebimento do produtor, até a distribuição para o mercado”, comentou.

Ivanilze Barbosa, aluna de Fruticultura

Experiência positiva tanto para alunos, como também para os profissionais do Senar. O tutor, João Quintans, da unidade de Seleção, embalagem e estocagem de frutos, por exemplo, chamou atenção para a relevância da agroindústria para a Paraíba.

“A Doce Mel é uma empresa modelo do nosso Estado e fiquei muito surpreso com a logística e resfriamento empregado, assim como a mecanização, ética e compromisso social com os fornecedores, na manutenção do preço, mesmo diante das variações dos frutos”, resumiu.

Vínculo com o Senar

A abertura das portas para os alunos do curso técnico é apenas uma das parcerias que o Senar tem com a Doce Mel, como destacou o técnico de segurança da empresa, Thiago Gomes.

“O Senar tem nos ajudado muito com capacitações e treinamentos, na parte de aplicação de defensivos, saúde e segurança, máquinas agrícolas e ainda o programa Jovem Aprendiz. Por isso, é uma grande satisfação receber a todos”, disse.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br