21 de junho de 2018

Alunos do curso Técnico em Agronegócio visitam associação rural em Areia


Ascom Senar

Turma do polo Alagoa Grande

Os alunos do curso Técnico em Agronegócio na Paraíba fizeram uma visita técnica no último sábado (16) as instalações da Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Comunidade da Chã de Jardim (Adesco), no município de Areia, região do Brejo paraibano. Participaram da atividade os estudantes dos três polos do curso: João Pessoa, Alagoa Grande e Campina Grande.

A programação foi referente às unidades curriculares de Responsabilidade Social e Ambiental e também de Qualidade e Segurança Alimentar.  Em campo, os estudantes participaram de uma oficina sobre viveirismo e de artesanato com folha de bananeira, além de conhecer as instalações onde são processadas as polpas de fruta e do Restaurante Rural Vó Maria.

Para o tutor da disciplina Qualidade e Segurança Alimentar, do polo Campina Grande, João Ricardo, a atividade é rica para os alunos porque na comunidade há integração de várias práticas sociais no campo, já que o artesanato produzido também é vendido no restaurante, e a produção de polpa garante a compra da produção de agricultores familiares da comunidade e também de municípios próximos.

Turma do Polo João Pessoa

“Eles observaram não só a parte de segurança alimentar num pequeno empreendimento, mas também a pluralidade de segmentos numa pequena associação, tais como responsabilidade social, ambiental, potencial do turismo rural, técnicas de manejo ambiental na compostagem, além da organização da comercialização, marketing e gestão na aquisição das polpas”, explicou o tutor.

A própria criação do restaurante “Vó Maria” contou com a contribuição do Senar PB. A história da líder Luciana Balbino foi contada no livro comemorativo dos 25 anos do Senar, que pode ser acessado aqui.

As visitas técnicas fazem parte da estrutura do curso e permite que os alunos conheçam na prática a realidade do setor agropecuário.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br