11 de julho de 2017

Alunos do curso técnico montam cartilha para ajudar o produtor rural


Ascom Senar
[addtoany]

IMG_3577

Alunos concluintes do curso Técnico em Agronegócio do SENAR-PB elaboraram uma cartilha com práticas de comercialização e marketing rural como seu trabalho final. O projeto de Gleyka Nóbrega e Gideilton Dantas analisou os obstáculos enfrentados por pequenos produtores da região de Campina Grande por um mês para montar dicas que ajudassem a agricultura familiar.

“O nosso trabalho identificou os principais problemas enfrentados por pequenos produtores rurais na hora de escoar sua produção. A partir da interpretação desse problema, nós elaboramos um informativo com estratégias que orientassem os produtores a tomar decisões para minimizar os impactos”, explicou Gleyka.

A cartilha contém 10 passos para melhorar o escoamento da produção agrícola. O conteúdo envolve a comercialização e o marketing, utilizando os ensinamentos de matérias como Gestão de Custos, Logística, Legislação Ambiental, Marketing Aplicado ao Agronegócio e Tecnologia e Inovação.

As variam de aderir a programas governamentais de fortalecimento da agricultura familiar e segurança alimentar à comercialização de produtos por meio de novas tecnologias.

“A cartilha foi o material que a gente utilizou para sintetizar o máximo que a gente conseguiu do curso técnico. Por trás dos 10 passos nós temos textos de apoio que nós vamos trabalhar com o produtor”, completa Gideilton.

A comercialização é mais abrangente do que uma propaganda. Um dos pontos que a cartilha aborda é a legislação agrária. “É muito além do esperado quando se fala de comercialização e marketing, porém existem práticas como a suinocultura que precisam de uma legislação e a documentação correta pode ser utilizada para elevar o produto”, esclarece Gideilton.

Os alunos observaram que os principais problemas encontrados no escoamento de pequenos produtores foram a questão dos custos de produção e da embalagem, além da figura do atravessador na hora de comercializar o produto.

Nós disponibilizamos a cartilha para vocês conferirem.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073

facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br