30 de setembro de 2013

Mapa toma medidas contra praga que ataca coqueiros


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Para prevenir o amarelecimento letal do coqueiro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou na última quarta-feira, dia 25, uma instrução normativa que estabelece um plano de contingência para praga. O plano estabelecerá procedimentos operacionais para aplicação de medidas preventivas e emergenciais para erradicação de focos e contenção da praga.
O amarelecimento letal do coqueiro é uma doença que mata as plantas em um período de três a seis meses, após o aparecimento dos primeiros sintomas. A maioria das flores morre, e, quando ocorre produção de frutos, há queda prematura.
Nos estudos coordenados pelo Serviço de Educação Sanitária do Mapa, observa-se que a praga já atingiu coqueirais que circundam as praias da Costa atlântica e algumas ilhas da América do Norte e Central.
– Se a disseminação continuar, a praga provavelmente atingirá a Nicarágua, Costa Rica e Panamá, antes de alcançar a América do Sul – explica o chefe do serviço, Helder Moreira.
Dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), mostram que o Brasil possui cerca de 271 mil hectares cultivados com coqueiro, distribuídos em quase todo o território nacional, com produção equivalente a 2 bilhões de frutos.
Cerca de 70% da produção de coco está na faixa litorânea do Nordeste e parte da região Norte do Brasil, mas nos últimos anos houve um crescente interesse por parte dos produtores de diversos estados brasileiros, considerados não tradicionais nesse cultivo como, por exemplo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Fonte: MAPA