22 de outubro de 2018

Sistema Faepa Senar realiza primeira etapa estadual do programa CNA Jovem


Ascom Senar

Dezesseis jovens líderes do agro na Paraíba participaram neste fim de semana do primeiro encontro da etapa estadual do Programa CNA Jovem. A iniciativa tem como objetivo formar novos líderes para atuação frente à problemas e desafios do setor agropecuário.

A abertura do evento, no último sábado (20), foi feita pelo superintendente do Senar, Sérgio Martins, que explicou o funcionamento do programa e destacou a escassez de líderes no país, não só no que diz respeito ao agro, mas em todos os setores.

“Queremos deixar o Sistema Faepa à disposição de vocês para que possamos construir um Brasil melhor por meio do agro. Estamos aqui tratando de futuro e linguagem do encontro será voltada para os desafios que vocês precisam enfrentar”, defendeu Sérgio.

Sérgio Martins e Rômulo Montenegro

Até chegarem à etapa estadual, os jovens participaram de um curso a distância sobre “Liderança empreendedora”, que classificou os 16 participantes, num grupo de 60 candidatos. Os jovens representam todas as regiões paraibanas, desde o Sertão até o Litoral e tem formação que varia das áreas agrárias até administração e jornalismo.

“Isso aqui não é uma competição, mas sim um desenvolvimento de liderança, para que os participantes atuem na sua região, trabalho, propriedade”, explicou Gabriel Petelinkar, que é o coordenador estadual do programa e egresso próprio CNA Jovem.

Fabiana Danato é engenheira ambiental e atua na área de recursos hídricos para projetos na agricultura. Ela conheceu o projeto através de uma amiga de sua mãe e decidiu fazer por curiosidade.

“Não sabia que ia me agregar tanto conhecimento! Quando participamos de eventos como este, vemos o potencial da área agrícola. Nunca me interessei pela produção, mas o CNA Jovem me despertou um interesse em promover e aumentar o trabalho direto no campo”, relata Fabiana.

Para o agrônomo Allan Lino, a etapa anterior ao encontro, à distância, dá uma visão do que será o programa. “A dinâmica do curso faz você não perder o foco e te direciona ao objetivo certo. O conteúdo é amplo e consegue abordar diversos temas. Tanto os assuntos discutidos quanto o mediador estiveram acima da minha expectativa”, pondera ele.

Durante o encontro, os participantes defenderam seus desafios iniciais e assistiram palestras, como a ministrada pelo secretário de estado do desenvolvimento da agropecuária e da pesca da Paraíba, Rômulo Montenegro, sobre sucessão e liderança.

Ele contou sua experiência como produtor rural, os desafios de promover a sucessão no campo e também sobre como concilia a atividade no campo com as tarefas de gestor público e profissional do direito.

“É importante que cada um de nós coloquemos as nossas habilidades a favor do agro. Temos os desafios de mostrar para o próprio setor o que ele representa, interagir entre cadeias e formalizar os negócios. Diante desse cenário, parabenizo o Sistema pela realização do programa, porque precisamos ensinar e preparar as pessoas que vão assumir o campo”, avaliou Rômulo.

O instrutor nacional do programa Fernando Gheiner ficou surpreso com a resposta positiva do grupo paraibano. “Foi um fim de semana muito produtivo, com um ambiente construtivo e de muito diálogo. Achei os jovens muito compromissados e dedicados. Tive a sensação que cada hora que a gente tava dentro da sala, as pessoas estavam refletindo e absorvendo os conteúdos”, avalia.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br