30 de agosto de 2021

Senar debate cultura do inhame no município do Conde


Ascom Senar
[addtoany]

Foto: João Quintans

O Senar Paraíba participou nesta segunda-feira (30) de um debate sobre o desenvolvimento da cultura do inhame no município do Conde, Litoral Sul do Estado. A iniciativa fez parte do lançamento de um programa de melhoramento dessa cadeia produtiva, do qual o Sistema Faepa/Senar-PB é parceiro.

O coordenador de projetos do Senar, Pablo Araújo, representou a instituição e falou sobre o papel do Senar dentro do projeto, com a oferta de assistência técnica e gerencial (ATeG), assim como a realização de treinamentos para capacitação dos produtores.

“Nosso modelo de atendimento se baseie em cinco passos principais: 1) diagnóstico produtivo individualizado, 2) planejamento estratégico, 3) adequação tecnológica, 4) capacitação profissional complementar, fase na qual entram os treinamentos, e 5) avaliação sistemática de resultados. Sempre com vistas a melhorar o desempenho produtivo e adminstrativo da propriedade”, resumiu Pablo.

O secretário da agropecuária e da pesca do Conde ressaltou a importância a parceria. “Nossa secretaria está com o Senar e acreditamos que o seu modelo de trabalho vai contribuir muito com o desenvolvimento do projeto e da cultura do inhame na nossa cidade”, disse.

O projeto é realizado pela prefeitura e conta com a parceria de instituições como o Sebrae, Empaer, Sistema OCB/PB e universidades.

“O Conde já foi reconhecido como maior produtor de inhame do Estado, mas essa cultura foi um pouco esquecida no município, por isso estamos consolidando parcerias para colocar este projeto em campo. Ele consiste no melhoramento e testagem de variedades, mas também com oferta de Assistência Técnica e Gerencial, através do Senar”, explicou o assessor técnico da secretaria da agropecuária e da pesca do Conde, Wendell Lima.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br