15 de março de 2022

Produtora atendida pelo Senar relata melhora a qualidade de seus produtos


Ascom Senar
[addtoany]

Eitene Ferreira, produtora rural e feirante

Etiene Ferreira cresceu vendo seus pais trabalharem no campo, mas só começou a trabalhar no meio rural quando formou a própria família, a 18 anos, quando se casou. Ela mora com o marido e filhos no Assentamento Apaza, localizado no município de Pitimbu, Litoral Sul do Estado, onde é produtora de hortaliças orgânicas.

Atualmente, Etiene comercializa seus produtos em duas na feiras agroecológicas em João Pessoa. Mas comentou ter passado por dificuldades no início da atividade no campo e que seu marido chegou a pensar em desistir, em determinado momento. Entretanto ela se mostra otimista e diz pensar sempre em como pode melhorar.

“Eu não penso só no meu sacrifício, eu penso no outro. Penso na minha família. E é por isso que quando vem um problema eu busco a solução. Eu estudo e procuro entender, porque só assim encontro uma solução adequada”, explica.

Agricultor de Alagoa Nova dobra produção de banana com ATeG do Senar

Etiene chegou no Senar por meio de um morador de sua comunidade, que comentou com ela sobre a Assistência Técnica e Gerencial do Senar (ATeG) e ela decidiu tentar. Acompanhada pela Técnica de campo do Senar, Zaida Gouveia, a quase um ano, Etiene diz vir percebendo resultados na qualidade e nas vendas de seus orgânicos e a agradece pelo auxilio.

“Sou grata a ela e ao Senar, ela tem me dado muita orientação, muito apoio nessa questão de comercialização e gestão”, afirma a produtora.

Zaida ressalta a preocupação da produtora em oferecer aos seus clientes produtos frescos e saudáveis e o quanto ela se dedica nas atividades para que essa oferta seja possível.

Zaida Gouveia, Técnica de campo do Senar e Etiene Ferreira, Produtora rural e feirante

“Ela trabalha diariamente realizando as atividades no campo com carinho e dedicação. Obtendo legumes e folhagens com qualidade para atender a demanda. Etiene é dedicada, sempre está disponível nos dias de visita técnica do Senar e durante as visitas trocamos sugestões sobre as atividades realizadas e também tiramos dúvidas que possam existir. Nós já notamos sinais de melhoras tanto no campo quanto nos produtos”, acrescenta a técnica.

A produtora diz que a ATeG veio para somar, agora ela entende como fazer a análise do solo, e aprendeu como gerir financeiramente a sua propriedade. Quem também vem acompanhando sua trajetória é dona Gilda Machado, cliente a mais de dez anos.

Produtora rural, Etiene Ferreira e sua cliente, Gilda Machado

“Eu sou viciada nos produtos que ela vende, porque são de excelente qualidade. Além disso, ela nos atende muito bem e sei que seus orgânicos são de boa procedência, o que me deixa tranquila”, diz Gilda.

Quando questionada sobre seus sonhos e planos futuros Etiene diz que já se sente realizada com o que vem conseguindo até agora, mas que o seu sonho é fazer o curso técnico em zootecnia, também oferecido pelo Senar, e começar a trabalhar com animais.

“Pra mim o estudo é algo valioso para o ser humano, porque ninguém tira da gente. Assim que der eu vou fazer a minha inscrição no curso técnico e tornar esse sonho realidade”, concluiu.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br