27 de agosto de 2025

CNA se reúne com relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias


Ascom Senar Brasília - DF
[addtoany]

Brasília (27/08/2025) – O vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Mário Borba, se reuniu, na quarta (27), com o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), deputado Gervásio Maia (PSB/PB).

No encontro, eles discutiram recursos para o setor em 2026, com foco específico para o Programa de Subvenção ao Prêmio de Seguro Rural (PSR) e defesa agropecuária.

A CNA defende a garantia de destinação efetiva de recursos para as duas áreas, sem o contingenciamento (bloqueio) no orçamento do próximo ano.

Em relação ao PSR, a Confederação destacou a importância do Programa como a principal ferramenta de gestão de risco do setor e ressaltou a necessidade de se garantir mais cobertura da área de produção agrícola e, assim, evitar o endividamento do produtor rural em casos de surgimento de eventos climáticos.

Quanto à defesa agropecuária, o intuito é continuar assegurando ao sistema sanitário brasileiro recursos para a instrução e monitoramento, além de respostas eficientes no caso de problemas na cadeia vegetal e animal, evitando prejuízos à produção e o fechamento de mercados internacionais.

O deputado, por sua vez, destacou a importância do agro para a economia brasileira e se comprometeu a levar as demandas como prioridade para os debates na construção da LDO e do orçamento do próximo ano.

Participaram do encontro o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul), Marcelo Bertoni, a chefe da Assessoria de Relações Institucionais, Mírian Vaz, o coordenador de Produção Animal, João Paulo Franco, e a assessora do Núcleo Econômico, Isabel Mendes.