1 de agosto de 2012

SENAR-PB promove treinamento e incentiva Cooperativa


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Atendendo a solicitação de um grupo de produtores rurais do município de Santa Helena, sertão paraibano que faz divisa com o estado do Ceará, o SENAR-PB levou a um grupo de produtores rurais o treinamento de Introdução à Piscicultura. (Relembre aqui)
Após o treinamento, os participantes solicitaram auxílio para a criação de uma associação de piscicultores. Orientados pelo instrutor do sistema, Francisco Almeida Angelo, engenheiro agrícola especialista em piscicultura, formaram a Cooperativa dos Produtores de Peixe do Sertão, a COPEIXESERTÃO.
Dos 33 associados à nova cooperativa, 31 foram capacitados pelo treinamento do SENAR-PB. Um projeto de investimento para a criação de peixes em tanques-rede está em andamento. Segundo o presidente da Cooperativa, Olavo Felix da Silva, o SENAR foi o primeiro e principal parceiro até o momento, por acreditar e ter oferecido os treinamentos necessários para que as pessoas da agricultura familiar se unissem e formassem a COPEIXESERTÃO. “Mesmo sem grandes condições econômicas nós conseguimos formalizar. A cooperativa é a única do gênero atualmente na região, formada para atender também os municípios que fazem limites com Santa Helena. O pescado é uma carne de fácil digestão, sendo um dos mais importantes alimentos humano, rico em proteína, cálcio, sódio entre outros nutrientes. Gera renda e empregos, contribuindo para o desenvolvimento local e o melhoramento socioeconômico da população mais necessitada”, afirmou ele.
Para o instrutor Francisco de Almeida, é muito satisfatório observar os resultados que os treinamentos e cursos do sistema SENAR trazem. “Fico feliz de ter contribuído com este projeto e tenho certeza que já deu certo”, disse ele.
Francisco lembrou ainda que durante os treinamentos os piscicultores são informados e conscientizados a manter o meio ambiente ecologicamente equilibrado, com a qualidade da água e do ambiente externo dentro dos níveis corretos de preservação, possibilitando a vida saudável às gerações futuras.
 
Assessoria de Comunicação Social FAEPA/SENAR-PB
(83) 3048 6073/9988 6475