8 de março de 2024

8 de março: Sistema Faepa/Senar-PB incentiva atuação feminina no campo com capacitação e apoio


Ascom Senar
[addtoany]

As mulheres vêm assumindo novos papéis no agronegócio e a procura por capacitação também vem aumentando nos últimos anos. Apesar da crescente, muitos desafios ainda são percebidos e enfrentados. 

Por isso, organizações como o Sistema Faepa/Senar-PB têm buscado investir nas mulheres no campo por meio do incentivo à capacitação profissional, como os cursos técnicos de nível médio, a Faculdade CNA, e outras iniciativas.

“Neste dia quero desejar, saúde, paz e tranquilidade à todas as mulheres, que continuem ocupando os mais diversos espaços na sociedade, e reafirmo o compromisso do Sistema em levar capacitação profissional à mulher do campo”, afirmou o presidente Mário Borba, durante solenidade realizada na sede da instituição em alusão à data.

No Dia Internacional da Mulher, o Senar Paraíba parabeniza todas as mulheres do agro e reafirma seu compromisso em promover a presença feminina nas áreas rurais do estado, sendo um importante aliado na transformação da realidade das mulheres através de programas de capacitação.

Conheça alguns de nossos projetos:

A Comissão Estadual de Mulheres, da Faepa, foi formada a fim de identificar mulheres que são líderes no estado e empreendedoras no agro, como presidentes dos sindicatos, proprietárias e empreendedoras, e fortalecer a presença delas em todas as áreas do campo. 

“A Comissão Estadual deverá continuar fazendo o que o Senar já faz tão bem em assistência à mulher, entretanto, sendo doravante, liderado e orientado por quem sente as dores femininas que somos nós.  Devem ser líderes dentro dos sindicatos e /ou relevância estadual”, afirmou Maria Júlia Baracho, presidente da Comissão.

O projeto “Saúde da Mulher Rural” busca ser o elo de cuidado, levando acesso a exames e cuidado pessoal. Funciona em um dia de atendimentos básicos, com médicos e psicólogos, oferecendo exames físicos e palestras que incentivam o cuidado como exames preventivos de câncer de mama e útero. 

O dia também conta com o Espaço Beleza, onde as mulheres podem fazer as unhas, escovar os cabelos e receber maquiagem, saindo com sua autoestima renovada.

“A mulher rural muitas vezes não tem acesso a esses cuidados básicos e, nós juntamente com as prefeituras dos municípios, ofertamos esse evento buscando uma melhora na qualidade de vida dessas produtoras” afirma o gerente do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social do Senar Paraíba, Múcio Monteiro.

Outra iniciativa é o “Mulheres em Campo”, programa de capacitação voltada exclusivamente para o público feminino para despertar o interesse pelo empreendedorismo. O conteúdo aborda a descoberta de potenciais, planejamento e transformação da atividade rural em negócio.

“Buscamos desenvolver o papel da mulher como empreendedora dentro da sua área no campo. Auxiliamos principalmente em como gerenciar o seu negócio, toda a parte de controle, precificação, custo de produção, inserção no mercado, para que assim elas tenham o pontapé inicial para ter sucesso em suas atividades”, explica o gerente do DEPPS, Múcio Monteiro. 

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br