9 de fevereiro de 2023
“A produção de queijos é o que me faz sentir realizado”, diz caprinocultor atendido pelo Senar
Rafael Oliveira, é criador de caprinos no município de Soledade, no agreste paraibano. Vendo o desejo de seu pai em ser produtor e ter sua propriedade, ele começou a se afeiçoar pelo setor e resolveu iniciar o seu rebanho, Mesmo sem experiência com pecuária. Tudo começou em parceria com um amigo, que na época lhe cedeu a terra. Mas logo precisou se afastar, passando 8 anos sem contato direto com a atividade.
Há três anos quando soube que o Senar iria realizar um curso de produção de queijos em Gurjão, ministrado pela instrutora e técnica de campo, Andreia Batista, ele decidiu participar. O que o estimulou a voltar aos poucos para atividade, com a produção de queijos para consumo próprio, mas percebeu que aquilo poderia servir como fonte de renda e passou a comercializar e investir na expansão dos produtos feitos pelo capril.
Senar integra comitiva que faz visita técnica a cooperativas rurais do Paraná
“Antes da capacitação, eu criava as cabras apenas para comercializa o leite, mas agora vejo novas oportunidades de negócio através do curso, porque a produção de queijos é o que me faz sentir realizado”, fala.
No começo ele e sua esposa precisaram enfrentar o preconceito com os produtos derivados do leite de cabra. “A gente sabe que existe esse preconceito, às vezes a pessoa nunca provou, mas já diz que não gosta e fica meio assim. Foi difícil convencer as pessoas a provar e mudar de opinião a respeito principalmente do queijo”, conta.
Com o retorno à atividade agropecuária, Rafael contribui para que a Paraíba mantenha seu destaque como maior produtor de leite de cabra do país, segundo dados do último Censo Agro, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em 2017.
Há seis meses o produtor passou a ser acompanhado pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar – ATeG em seu lacticínio, e com o auxílio de Andreia já está buscando novas possibilidades para expandir o seu negócio rural. “Para esse ano, uma meta eu já tenho. É ter minha queijeira, quero dar voos altos e tirar bons frutos do queijo e do leite de cabra”, diz.
Além de produtor rural, Rafael também funcionário público em Campina Grande. Mesmo com a rotina cheia, ele participa de feiras agropecuárias expondo e comercializando seus queijos, iogurtes e outros derivados, mas nem sempre foi assim.
“Vendia leite e hoje produzo queijos com carne de sol, azeitona, pimenta calabresa, manjericão, goiabada, iogurte, requeijão e outros vários sabores sendo cerca de 100 a 120 peças produzidas por final de semana”, finaliza Rafael.
Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
senarpb.com.br