6 de setembro de 2012

Ações estimulam produção e consumo de peixe na Paraíba


Ascom Senar-PB
[addtoany]

O Governo da Paraíba, junto com o Ministério da Pesca e Aquicultura e outros parceiros, promove entre os dias 3 e 17 uma série de ações visando estimular a produção e o consumo de peixe. Por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), o Governo intensifica ações nas escolas da rede estadual de ensino junto ao Programa de Aquisição de Alimento (PAA), com mais peixe na alimentação escolar.
O secretário titular da Sedap, Marenilson Batista, destaca alguns projetos em piscicultura que o Estado vem apoiando com recursos do Projeto Cooperar, Empreender Paraíba ou por meio do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).
Nos municípios de Catingueira, Emas e Olho D’água, o Funcep investe R$ 689,3 mil no projeto de piscicultura em tanques-rede e em viveiros, com benefício direto para 90 famílias. O projeto Unir para Crescer visa a produção sustentável com inclusão produtiva e social. Os municípios ficam no Vale do Piancó. No ano passado, foram realizados seminários na Região para discutir o projeto com agricultores familiares.
Em um Arranjo Produtivo Local (APL) do município de Jericó, o Cooperar aplica R$ 239,9 mil para implantar unidade de beneficiamento de piscicultura e de produção de artefatos das peles de peixe, além da aquisição de alevinos para aumento da oferta de tilápias no mercado. A comunidade beneficiada é a Associação Comunitária dos Posseiros e Pescadores do Açude Carneiro, no Assentamento Recanto II.
A programação da Semana do Peixe inclui no período de 4 a 6 de setembro distribuição de material incentivando o consumo de pescado em estande armado no Parque Solon de Lucena, na capital. Também em João Pessoa há degustação de peixe na rede de supermercados Pão de Açúcar, no mesmo período. Nesta quarta-feira (5) a degustação será no mercado de peixe de Tambaú. No sábado (8), no mercado da Torre. Na Baía da Traição, acontecerá, no dia 10, oficina de alinhamento institucional e crédito – MPA/BNB/FEPESCA; dia 11 no Congo; dia 12 em Patos. Em Marizópolis haverá no dia 13 entrega de pescado através do PAA-CONAB-MPA.
No período de 10 a 14, a SEDAP promove curso de piscicultura no município de Assunção. De 10 a 11 o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), ministra curso de beneficiamento e processamento de pescado no município de Igaracy. De 13 a 16 em Marizópolis. Dia 14 acontecerá peixamento em açudes públicos de Assunção e Soledade. No dia 15 haverá entrega de pescado através do PAA-MPA-CONAB, no município de Livramento. Entre 17 e 20 de setembro, a Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca promove curso de piscicultura na cidade de Remígio.
Coma mais peixe – A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de peixe, o alimento mais completo, rico em proteína de alto valor biológico; de fácil digestão; rico em sais minerais e ômega 3 e 6. A OMS recomenda que cada pessoa deve consumir, por ano, 16 quilos de peixe. No Brasil, a média ainda é de apenas sete quilos por ano para cada habitante. O consumo de peixe traz benefícios para o cérebro, olhos, coração, pulmões, digestão, pele, músculos e articulações. Daí a decisão de se investir na produção do pescado.
Fonte: Secom-PB