13 de março de 2013

Agricultores investem em avicultura com apoio do Governo


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Agricultores familiares selecionados para integrar o Plano Brasil Sem Miséria, do município do Congo, na região de Serra Branca, estão sendo assessorados para a criação de galinha de caipira. A ação é coordenada pelo escritório local da Emater Paraíba, que vai orientar a instalação de aviários.
No primeiro encontro com os agricultores, o extensionista rural, Carlos Silva, destacou a importância da atividade que, a exemplo do que já acontece em outras regiões, gera renda extra com a oportunidade de trabalho, além de possibilitar condições convivência com a estiagem.
Ainda segundo o extensionista, o sistema alternativo de criação de galinha caipira é composto por instalações simples e funcionais, a partir de recursos naturais disponíveis nas propriedades dos agricultores familiares. O principal objetivo é oferecer um ambiente higiênico e projetivo, que não permite a entrada de predadores e que ajuda a amenizar os impactos de variações de temperatura e umidade, além de assegurar o acesso das aves ao alimento e a água nos bebedouros.
Esse sistema de criação alternativo de galinhas vem demonstrando ser uma atividade mais lucrativa para a agricultura familiar, considerando o longo período de estiagem que a Paraíba está vivendo. O acesso ao milho da Conab foi apontado pelo extensionista como uma saída para que o agricultor tenha uma redução dos custos em até 30%.
Outra questão importante para o sucesso da atividade é o manejo sanitário do aviário e dos equipamentos. “Temos que evitar doenças, pois no ciclo curto de produção, como o da galinha caipira, o tratamento é sempre oneroso e pouco eficiente”, ressaltou.
Nessa região, o Programa Brasil Sem Miséria já contempla 496 famílias agricultoras com a atividade da caprinocultura de leite e de corte, artesanato, ovinocultura, avicultura alternativa e hortaliças diversas, e agora com a criação de galinhas.
O Governo do Estado, por meio da Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), está prestando assessoria continuada a 1.600 famílias agricultoras em 17 municípios do Território da Cidadania no Cariri Ocidental integrantes da Chamada Pública. Destacam-se também na convivência com o Semiárido, manejo sustentável dos recursos naturais da caatinga e a organização da produção da caprinovinocultura, enfatizando o acesso e a ampliação em mercados locais e institucionais.
Os municípios beneficiados são Amparo, Assunção, Camalaú, Congo, Coxixola, Livramento, Monteiro, Ouro Velho, Parari, Prata, São João do Tigre, São José dos Cordeiros, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra Branca, Sumé, Taperoá e Zabelê, todos pertencente à região administrativa da Emater em Serra Branca.
Fonte: Secom-PB