29 de setembro de 2021

Agrinordeste reúne setor agropecuário no Centro de Convenções de Pernambuco


Ascom Senar
[addtoany]

 

A mostra ocupará área de 11.340 metros quadrados, crescimento de 25%, em relação a 2019

A Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) promove a 28ª edição do Agrinordeste, de 06 a 08 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon). A feira, aberta ao público e com entrada gratuita, funcionará até às 21h horas, nos três dias.

Consolidado como o maior evento indoor do agronegócio no Norte e Nordeste, a mostra ocupará uma área de 11.340 metros quadrados, crescimento de 25%, em relação a 2019.  “O Agrinordeste mostra a força do agronegócio nacional, promovendo e reforçando a sua importância para a economia”, destaca o presidente da Faepe, Pio Guerra.

O tradicional Seminário sobre a Modernização do Setor Primário da Economia Nordestina tem um papel de destaque no conjunto de atividades do Agrinordeste. Serão 71 palestras, realizadas em nove auditórios montados, com abordagens temáticas sobre atualidades, apicultura, avicultura, bovinocultura de leite, cana-de-açúcar, caprinovinocultura, floricultura e jardinagem, fruticultura, horticultura, turismo rural. Os participantes terão acesso a informações atualizadas de mercado, tecnologias e políticas públicas.

Na Feira de Produtos do Campo, são esperados 290 expositores de 13 estados, apresentando variados segmentos de negócios no Pavilhão de Feiras. A atração receberá caravanas de pequenos e médios empreendedores de todo o país, trazidos pelo Sebrae, Federações de Agricultura, Ministério da Agricultura e Ministério do Turismo.

Os expositores ofertarão aos visitantes artigos de qualidade, diretamente das fazendas, como produtos lácteos, avícolas, derivados de caprinos, ovinos e suínos, além de hortifrutis, vinhos, mel, sucos integrais, flores, plantas ornamentais e medicinais, entre outros.

Entre as áreas especiais integradas à feira, estão os 40 estandes do Programa Brasil Mais Cooperativo, iniciativa do Ministério da Agricultura, que viabiliza a comercialização de produtos de cooperados, vindos de diversas partes do país.  Outro destaque é a participação inédita do Ministério do Turismo, que através do Programa Brasil Turismo em Natureza, vai expor em 32 estandes roteiros turísticos destinados a exploração das riquezas naturais brasileiras.

Na programação, está a 8ª Feira dos Produtores de Cana do Nordeste (Norcana), trazendo expositores de insumos e equipamentos voltados para o setor.  A iniciativa conta com o apoio da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), Cooperativa dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (Coaf), Sindicato dos Cultivadores de Cana-de-açúcar de Pernambuco (Sindicape) e Cooperativa do Agronegócio da Cana-de-Açúcar (Agrocan).

A feira também abrigará fornecedores de implementos agrícolas, insumos agropecuários e agroindustriais, serviços e tecnologias para os produtores rurais.
Outro destaque da mostra é o Espaço Moda Country, com seus desfiles e estandes de empresas do Polo de Confecções do Agreste. Focados no conceito inovador da moda, os expositores apresentarão as tendências do setor, nas áreas de vestuário, calçados e acessórios.

A gastronomia nacional estará presente em três grandes atrações reunidas no Sabor do Campo, que inclui palestras, aulas-show e concurso de “Novos Talentos da Gastronomia”. Além disso, em mais de 20 estandes, na praça de alimentação, mestres da culinária local ofertam seus pratos e recebem a visita de chefes internacionais.

O chef francês Claude Troisgros, apresentador do programa Mestre do Sabor, é uma das atrações confirmadas. Na quarta-feira (06), ele comanda encontro, aberto ao público, para tratar sobre “A importância da produção agrícola para a gastronomia”.
Outro destaque é a apresentação da chef Roberta Sudbrack, na quinta-feira (07), às 15h 30. Em seguida, às 18h 45, é a vez de Thiago das Chagas falar para o público presente. O encerramento do ciclo de palestras será feito pelo pernambucano, César Santos, na sexta-feira (08), às 19h.

Para as aulas-show, os gastrônomos convidados ensinarão receitas conhecidas das cozinhas e paladares da região, mas sempre trazendo novas experiências e combinações. São eles: Cláudio Manoel, Lúcia Soares, Adriana Arregui, Claudemir Barros, Duca Lapenda, Leandro Ricardo, Nina Bukhardt, Carmem Virgínia, Hellida Kelsch, Yuri Machado, Heleno Júnior, Rapha Vasconcelos e Anna Corinna.

Já para os estudantes de gastronomia, o Concurso de Novos Talentos, coordenado por César Santos, é uma grande oportunidade para revelar nomes para o mercado. Por sua vez, o Show de Lácteos vai abrigar o 6º Concurso de Queijos, que premiará os melhores produtos participantes. As categorias a serem julgadas são os queijos tipo coalho A e B, queijo de manteiga e doce de leite pastoso.
As avaliações são feitas por profissionais da imprensa, das universidades e indústrias, bem como agentes financeiros, chefs e integrantes dos serviços de inspeção. Todo o processo é supervisionado pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT).  Em 2019, cerca de 18 laticínios participaram do concurso, que contou com 33 produtos inscritos.

Sucesso na edição anterior, o Show de Churrasco, promoverá oficinas com especialista, vindo do Rio Grande do Sul, para ensinar como preparar adequadamente diversos tipos de churrascos, com variadas carnes e cortes. Também haverá oportunidade para degustar os assados, compartilhar dicas e esclarecer dúvidas.

A ^Arena Agrinordeste* é uma das atrações da mostra. No local, acontecem as oficinas de Doma Gentil de Equinos e, no entorno da Arena ocorre o Agripet, com oficinas de Banho e Tosa para cães e gatos. Lojas e indústrias de ambos os segmentos apresentam novidades nos estandes.

Realizado pela Faepe, o evento conta com o apoio do Sebrae Pernambuco, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar/PE), Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério do Turismo, Banco do Nordeste e Sistema OCB e Governo de Pernambuco, por meio da Empetur e patrocínio da AD Diper.

Os interessados em participar gratuitamente poderão se inscrever e acessar a programação no site no site: www.agrinordeste.com.br Mais informações pelo telefone (81) 3312-8500, de segunda a sexta, das 8h às 18h, ou pelo e-mail agrinordeste@faepe.com.br

 

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br