5 de março de 2024

Aldeia Tramataia se destaca com Senar e ATeG na carcinicultura


Ascom Senar
[addtoany]

No coração da Aldeia Tramataia, no município de Marcação – PB, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) estão impulsionando a transformação na vida dos produtores locais na carcinicultura, com o objetivo de promover o crescimento e a qualificação.

“A intervenção do Senar foi essencial para superar um período muito difícil. O Senar não apenas representou uma melhora na qualidade de vida, mas também uma chance de crescimento contínuo”, afirma o produtor, Flávio Soares.

A ATeG chegou à aldeia através da Associação Dos Criadores De Camarão Potiguara (ACCP). Durante a visita do técnico de campo, Kleber Barbosa, foi identificado que um dos principais entraves para o crescimento dos produtores da aldeia eram os altos índices de mortalidade dos camarões, que chegavam a ser cerca de 50% da produção.

“Com a chegada da ATeG, fizemos uma análise de solo e foram identificados pontos de melhoria na minha propriedade. Estamos trabalhando, e agora a meta é chegar ao topo. O Senar foi um verdadeiro ponto de virada para nossa produção”, comenta Fabiano Soares, produtor rural.

Em apenas 60 dias, com a aplicação de técnicas como bokashi e ajustes na alimentação, a taxa de sobrevivência passou de 50% para quase 100%. Esses ajustes também resultaram em uma redução no consumo de ração; anteriormente eram necessários 120 sacos, enquanto hoje, próximo à despesca, foram utilizados apenas 72 sacos. Reduzindo o uso de ração, a produção se tornou mais eficiente, refletindo diretamente nos lucros.

“Com uma produção já mais eficiente, nosso foco agora é ampliar a produção de camarão, elevando sua biomassa. O camarão, que atualmente atinge 7 gramas, atingirá uma biomassa de 10 gramas”, explica o técnico.

Para Alisson Oliveira, a falta de controle gerencial, assim como o desconhecimento de técnicas para prevenir doenças, eram outros fatores que impediam o desenvolvimento do seu negócio.

“Mesmo trabalhando com a criação há anos, havia muitas técnicas de cuidado que não conhecíamos, então quando havia casos de doenças, por não saber tratar, perdíamos a produção”, explicou. Com o Senar e a ATeG como catalisadores, a Aldeia Tramataia é um exemplo vivo de como a assistência técnica qualificada pode conduzir ao crescimento e à prosperidade.

Ao todo, são 4 mil produtores assistidos no estado da Paraíba, na área da Carcinicultura. Com uma duração de 24 meses de assistência, os produtores participam de turmas que recebem orientações gerenciais e produtivas, visando melhorar a produção, reduzir custos e aumentar a produtividade.

“Na ATeG, trabalhamos principalmente as adequações tecnológicas através de treinamentos oferecidos dentro do período de assistência, onde o técnico analisa os pontos de melhoria na propriedade para que o produtor seja um verdadeiro empreendedor dentro da sua atividade”, explica Andrea Souza, gerente da Assistência Técnica e Gerencial.

A aldeia Tramataia, no litoral norte da Paraíba, é o local onde a rica história da tribo Potiguara se entrelaça com persistência e dedicação. Este povo, enraizado em tradições, expressa sua identidade por meio da cultura e costumes, enquanto usufrui das belas águas do rio Mamanguape.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br