3 de abril de 2014

Algodão de Jandaíra inaugura restaurante rural


Ascom Senar-PB
[addtoany]

No próximo sábado (05) o município de Algodão de Jandaíra abre as portas para um novo potencial turístico. Trata-se do Restaurante Maná, empreendimento resultante de uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB), Sindicato Rural de Esperança e da Prefeitura Municipal de Algodão de Jandaíra.
Em 2013, o Senar-PB foi parceiro na realização do I Encontro de Ecologia do município que discutiu o potencial turístico da região. Depois da aproximação, a instituição levou até os produtores da região o treinamento de Turismo Rural e Trilhas Ecológicas, com o propósito de provocar ainda mais a ideia de desenvolver o turismo na região. “Quando conheci Algodão de Jandaíra percebi de cara seu potencial turístico. Sendo colaborador do Senar-PB, pude intermediar um diálogo entre autoridades e parceiros para que conseguíssemos levar esse treinamento até o município e o resultado foi estupendo. Os produtores locais realmente se engajaram e entraram na ação com vontade de fazer de Algodão de Jandaíra uma referência turística regional. Não consigo sentir outro sentimento senão orgulho de ver esses produtores realizarem um sonho”, explica o assistente técnico do Departamento de Educação Profissional (DEP), Edivaldo Carmo Sousa Júnior.
A líder do projeto do restaurante rural, Aparecida Virginio, conta que o Senar-PB fez muito além de levar um treinamento para capacitar os produtores locais. “Hoje, eu e mais cinco companheiros rurais estamos abrindo as portas do Restaurante Maná graças, sobretudo, à aposta que o Senar-PB faz no homem do campo, levando conhecimento e esperança. Devemos muito à instituição e ao nosso instrutor, Cícero Lacerda, que plantou na gente a semente do desenvolvimento e agora colheremos os frutos”, comenta.
Segundo o instrutor responsável pelo treinamento do grupo de produtores de Algodão de Jandaíra, a ideia do restaurante surgiu a partir de um levantamento de potencialidades e oportunidades de negócios desenvolvido pelo Senar-PB. “Nesse levantamento, foram identificadas várias potencialidades turísticas, como trilhas ecológicas, restaurante rural e hospedagem rural. Toda atividade de turismo rural, se bem planejada, pode contribuir para o desenvolvimento das comunidades rurais de forma sustentável. O Restaurante Maná irá incentivar o desenvolvimento da agricultura e pecuária local, gerando assim empregos diretos e indiretos”, afirma Cícero.
A inauguração contará com uma programação de cunho religioso e promete atrair pessoas de toda a região. “Antes de abrir as portas do Maná, teremos uma trilha dos milagres, mostrando os pontos turísticos religiosos de Algodão de Jandaíra. A divulgação do evento está sendo massiva e deve atrair pessoas não só do município, mas de toda região. Estamos realmente muito felizes de começar essa nova etapa e ter o Senar-PB como madrinho desse projeto”, finaliza Aparecida.

Assessoria de Comunicação
Sistema Faepa/Senar
Outras Informações: (83) 3048-6050
Eudete Petelinkar e/ou Luan Barbosa