26 de janeiro de 2022

Aluno do Senar desenvolve plano de negócio para recuperação de áreas degradadas na Paraíba


Ascom Senar
[addtoany]

Alunos do polo de Alagoa Grande defendem trabalhos finais online durante a pandemia

Mais duas turmas do curso Técnico em Agronegócio do Senar Paraíba, com polos em Alagoa Grande e Campina Grande concluíram o curso em 2021. As apresentações dos trabalhos finais, etapa obrigatória para conclusão do curso se estenderam por um período de 4 dias e aconteceram de forma virtual e síncrona, com 25 alunos formados no total.

O superintendente do Senar Paraíba, Sérgio Martins, e o presidente do Sindicato Rural de Campina Grande, João de Deus Rodrigues, e o vice-presidente da Faepa, Vanildo Pereira, acompanharam algumas das apresentações.

Durante as defesas dos trabalhos são levados em consideração critérios de avaliação, como por exemplo: a importância do tema dentro da área, a metodologia, a conclusão, além da coerência do objetivo final.

Gustavo Tomio, um dos concluintes do polo de Campina Grande, falou um pouco sobre o seu projeto que tem como foco o potencial de implantação de um viveiro florestal para recuperação de áreas degradadas na Paraíba.

Gustavo Tomio, técnico em Agronegócio pelo Senar

“Esse trabalho de conclusão é um plano de negócio, onde busquei saber da viabilidade de um viveiro florestal para a recuperação de áreas degradadas na Paraíba, visto o crescente desmatamento que o estado vem sofrendo. Como estamos na região semiárida, a vegetação retirada dificilmente consegue se regenerar sozinha, por diversos fatores. Com isso, áreas com vários níveis de desertificação já ocorrem aqui na Paraíba. Com essas informações, vi que seria uma oportunidade de negócio a comercialização de mudas florestais”, disse ele.

Apresentação dos trabalhos finais do polo de Campina Grande.

A orientadora de Gustavo, Patrícia Ferreira também fala com orgulho do trabalho do aluno e destaca a relevância dele para o nosso Estado. “A Paraíba não tem nenhum viveiro registrado para essa modalidade. Produção de mudas, reflorestamento e recuperação de áreas degradadas. Gustavo já é formado em agronomia e aproveitou a formação que já tinha associando com o curso técnico, e conseguiu realizar um trabalho de excelência”, afirma.

O concluinte ainda falou de que forma o processo de composição desse trabalho agregou em seu desenvolvimento profissional “Para mim, foi uma experiência muito boa esse modelo de negócio, porque me trouxe outros conhecimentos, que vão auxiliar na minha carreira, e também sou muito grato ao Senar-PB e ao corpo administrativo e docente que são bastante capacitados para conduzir o alunato na evolução do aprendizado”, finalizou ele.

O curso técnico em agronegócio disponibilizado pelo Senar prepara profissionais para atuar na execução de ações de gestão e cadeias produtivas do agronegócio conforme as legislações, boas práticas agrícolas e normas técnicas. Conheça mais sobre esse e outros técnicos do Senar Paraíba do site etec.senar.org.br.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br