21 de outubro de 2015

Alunos da Rede e-Tec vivenciam práticas de associativismo e cooperativismo em aula de campo


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Turma do polo de João Pessoa, em visita a Coopecarne.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB), promoveu mais uma visita técnica para as duas turmas veteranas do curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec, dos polos de João Pessoa e Alagoa Grande. A primeira aula de campo da disciplina de Associativismo, Cooperativismo e Sindicalismo, aconteceu neste último sábado (17).

Os alunos do polo de João Pessoa foram até o município de Santa Rita para conhecer a Cooperativa dos Comerciantes de Carne de Santa Rita Ltda (Coopecarne). Lá eles tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o processo de criação e administração do lugar, que existe há 15 anos. A visita foi guiada por Josinaldo Bezerra dos Santos, presidente da Coopecarne, que contou como surgiu à cooperativa. “Nascemos da necessidade de ter onde abater o gado, já que na época não tinha mais abatedouros no município. Hoje contamos com 20 cooperados”, falou Josinaldo.

Dessa vez, os alunos do polo de Alagoa Grande visitaram a Cooperativa Agropecuária do Cariri (Coapecal), que fica localizada no município de Caturité, onde é produzido, diariamente, cerca de 40 toneladas de produtos derivados do leite, sendo 30 mil só de bebida láctea, o principal produto da cooperativa. Durante a visita, os estudantes puderam conhecer a infraestrutura do local e as linhas de produção, desde a coleta do leite até a transformação dos produtos. Após a visita a Coapecal, a turma foi até o Sindicato dos Produtores Rurais de Campina Grande, onde conheceram a história do sindicato e o trabalho que é realizado lá.

Braz Reinaldo de Melo, aluno do polo de Alagoa Grande, contou que ficou surpreso não só com o tamanho, mas com as proporções da produtividade e beneficiamento dos produtores que fazem parte da cooperativa. “Conhecia a Coapecal só pelas reportagens que li, não esperava que fosse encontrar algo tão grande e organizado. Ela tem uma importância social muito grande para o desenvolvimento econômico e social da região”, relatou Braz.

Para Sérgio Martins, superintende do Senar-PB, essas visitas técnicas são de extrema importância para uma melhor compreensão do que é visto em sala de aula. “Durante essas visitas técnicas eles conhecem mais de perto sobre a realidade do meio rural e das atividades produtivas do agronegócio paraibano”, falou Sérgio Martins.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6073/6050
facebook.com/faepasenarpb
imprensa@senarpb.com.br