23 de março de 2016

Alunos do curso Técnico em Agronegócio fazem visita de campo para conhecer logística de empresas


Ascom Senar-PB

visita rede etec engenho vitoria

Alunos do polo de Alagoa Grande em visita ao Engenho Vitória

Para conhecer na prática o assunto estudado na unidade curricular de Gestão da produção e logística para o Agronegócio, os alunos do curso Técnico em Agronegócio dos polos de João Pessoa e Alagoa Grande, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB), visitaram empresas referências na região para conhecer na prática a logística destes empreendimentos. Os estudantes do polo de Alagoa Grande foram ao Engenho Vitória para ver o processo de elaboração e engarrafamento da água mineral Santa Vitória  e da cachaça Vitória. Já os alunos do polo de João Pessoa foram à sede da Martin Brower, em Pernambuco, multinacional fornecedora de serviços de logística para cadeias de restaurantes em todo o mundo.

A multinacional que tem como clientes empresas como as redes Mac Donald´s, Subway, Bob´s, Griletto e Giraffas, é responsável por oferecer soluções de gestão da cadeia de suprimentos a restaurantes do tipo ‘quick service’. E foi neste cenário que os alunos do polo de João Pessoa observaram a estrutura da empresa e o planejamento estratégico para atender 17 países. Segundo o estudante da turma e professor de matemática Jácio Medeiros, o que mais o impressionou foi ver a logística da Martin Brower e como ela utiliza a seriedade em seus processos. “Vimos uma área de grande volume de armazenamento, que mostra o potencial da multinacional e observamos a satisfação dos funcionários da empresa. São visitas como esta que fazem com que os alunos visualizem de outra forma a logística. É visível a preocupação da empresa com o consumidor final”, disse.

Mesmo conhecendo um pouco da agropecuária ele ainda complementou, “não tinha dimensão da grandeza da empresa, pra mim foi enriquecedor, foi fantástico. A prática foi importante para consolidar os conhecimentos da teoria que vimos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e nas salas de aula”, complementou Jácio.

braz reinaldo aluno rede etec alagoa grande

Aluno do polo de Alagoa,Grande, Braz Reinaldo, em sua experiência no Engenho Vitória

A equipe do polo de Alagoa Grande levou os alunos até o Engenho Vitória  para mostrar que é possível diversificar a cadeia produtiva com a inserção de gestão ambiental e planejamento. Para o aluno do polo, Braz Reinaldo, visitar uma agroindústria com olhar técnico foi o grande diferencial. “Já conhecia alguns engenhos, mas nunca tinha ido com uma visão técnica e foi através do curso do Senar que pude ver uma produção sustentável, ou seja, uma agroindústria que aproveita tudo durante a sua produção, até o rejeito da cana-de-açúcar para fabricação de energia. O que mais me chamou atenção foi a inovação deste engenho que engarrafa água mineral com a tecnologia de purificação por osmose reversa, para retirar qualquer resíduo da água. Na visita, pudemos ver que mesmo com apenas seis funcionários o Engenho Vitória possui alto lucro com a atividade, o que mostra que a empresa possui planejamento estratégico e este foi um dos nossos focos: conhecer e observar o plano de negócio, o planejamento e a perspectiva de crescimento da empresa”, resumiu Braz.

Segundo o presidente do Sistema Faepa/Senar-PB, Mário Borba, a intenção destas visitas é aproximar os estudantes da realidade que eles vão vivenciar após o curso técnico. “É primordial mantermos os nossos alunos em contato com empresas deste porte, como o Engenho Santa Vitória e a Martin Brower, porque é através desta vivência que eles vão saber o que o mercado de trabalho espera deles e ainda, vão poder contribuir com avanços para a agropecuária brasileira”, falou Mário Borba.

Rede e-TEC Senar na Paraíba

O estado conta com três polos, sendo um localizado na sede do Senar-PB, em João Pessoa, um na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Hildon Bandeira com apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Alagoa Grande e outro no Sindicato dos Produtores Rurais de Campina Grande. O curso Técnico em Agronegócio é gratuito, na modalidade a distância e tem um diferencial importante: 20% de aulas presenciais e dias de campo e 80% de aulas em ambiente virtual. Todo o material didático, incluindo apostilas e DVDs, é garantido pelo Senar gratuitamente.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073 / (83) 99928-0819
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br