21 de junho de 2018

Alunos do curso Técnico em Agronegócio visitam associação rural em Areia


Ascom Senar
[addtoany]

Turma do polo Alagoa Grande

Os alunos do curso Técnico em Agronegócio na Paraíba fizeram uma visita técnica no último sábado (16) as instalações da Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Comunidade da Chã de Jardim (Adesco), no município de Areia, região do Brejo paraibano. Participaram da atividade os estudantes dos três polos do curso: João Pessoa, Alagoa Grande e Campina Grande.

A programação foi referente às unidades curriculares de Responsabilidade Social e Ambiental e também de Qualidade e Segurança Alimentar.  Em campo, os estudantes participaram de uma oficina sobre viveirismo e de artesanato com folha de bananeira, além de conhecer as instalações onde são processadas as polpas de fruta e do Restaurante Rural Vó Maria.

Para o tutor da disciplina Qualidade e Segurança Alimentar, do polo Campina Grande, João Ricardo, a atividade é rica para os alunos porque na comunidade há integração de várias práticas sociais no campo, já que o artesanato produzido também é vendido no restaurante, e a produção de polpa garante a compra da produção de agricultores familiares da comunidade e também de municípios próximos.

Turma do Polo João Pessoa

“Eles observaram não só a parte de segurança alimentar num pequeno empreendimento, mas também a pluralidade de segmentos numa pequena associação, tais como responsabilidade social, ambiental, potencial do turismo rural, técnicas de manejo ambiental na compostagem, além da organização da comercialização, marketing e gestão na aquisição das polpas”, explicou o tutor.

A própria criação do restaurante “Vó Maria” contou com a contribuição do Senar PB. A história da líder Luciana Balbino foi contada no livro comemorativo dos 25 anos do Senar, que pode ser acessado aqui.

As visitas técnicas fazem parte da estrutura do curso e permite que os alunos conheçam na prática a realidade do setor agropecuário.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br