11 de abril de 2016

Alunos do Programa Menor Aprendiz do Senar-PB seguem para prática profissional nas empresas


Ascom Senar-PB
[addtoany]

As turmas se subdividiram para atuar na Miriri, Japungu e indústria Doce Mel

Na primeira semana de abril deu-se início a segunda fase do Programa Menor Aprendiz do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba, onde jovens estão sendo capacitados pelas empresas e se preparando para o mercado de trabalho. A primeira turma do Jovem Aprendiz foi formada pelo Senar Paraíba e desde outubro de 2015 atende a jovens do litoral norte do estado, que estão aprendendo sobre mecanização agrícola.

A primeira e a segunda etapa do processo de aprendizagem ficou por conta do Senar-PB, e teve duração de cinco meses. Até o início desse mês aprendeu sobre noções de português, matemática e informática (núcleo básico) e sobre atividades teóricas da mecanização agrícola (núcleo específico). Nessa terceira fase (núcleo de prática profissional nas empresas), que começou no dia 07 de abril, as empresas entraram como responsáveis pela instrução, dando continuidade a aprendizagem.

É lá onde os alunos estão sendo acompanhados, aprendendo na prática o que viram nos dois primeiros módulos. Além de conhecerem a rotina da empresa, podem ter a possibilidade de ao término da experiência, serem contratados na área onde atuou durante o programa. As empresas participantes do Jovem Aprendiz são as usinas Miriri, com 13 alunos, Japungu, com 23 e a indústria Doce Mel, com 2 estudantes. Essa etapa vai até 30 de setembro de 2016, e nesse período os instrutores do Senar-PB ficarão acompanhando a cada 15 dias o desenvolvimento dos jovens.

Carlos Alberto Patrício, chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPS) ressalta que o menor aprendiz não exerce nenhuma função dentro da empresa, apesar possuir carteira assinada. Eles não podem ocupar um cargo específico enquanto são participantes do programa, pois o próprio nome já diz, são jovens em treinamento. O que eles fazem são atividades de observação e prática supervisionada, onde todos os alunos daquela turma passam pelo mesmo processo e enfatiza que o objetivo principal do programa é o aprendizado. “O que vai acontecer é a empresa delegar um funcionário para cada setor e distribuir os alunos conforme a área a ser estudada”, disse. A partir daí os jovens verão o funcionamento da empresa e todos os cuidados que eles terão que ter ao manusear máquinas agrícolas. Se o supervisor orientar ao aluno a prática daquela atividade, ele deve estar por perto para que nenhuma acidente ocorra às pessoas envolvidas naquela ação.

Lei da Aprendizagem Rural

A lei Nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional, auxiliando a inserção dos jovens no mercado de trabalho, possibilitando a primeira experiência trabalhista. Poderá ser aprendiz o jovem ou adolescente entre 14 e 24 anos que esteja devidamente matriculado e frequentando a escola.

Sobre o Sistema Faepa/Senar-PB: O Sistema é composto pela Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do estado. Juntos fornecem suporte para o desenvolvimento sustentável da agropecuária e representam os interesses educacionais, sociais e políticos dos produtores rurais de toda Paraíba. A Faepa é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, coloca seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do meio rural. Já o Senar é uma instituição de direito privado, paraestatal, mantida pelo setor produtivo e que trabalha em prol da capacitação e educação no meio rural, através de cursos, treinamentos e assistência técnica.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073 / (83) 99928-0819
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br