20 de abril de 2022

O Senar participa do evento Areia Mostra Cachaça a partir de sexta-feira


Ascom Senar
[addtoany]

 

Curso de sommelier de cachaça, feira de cachaça e de gastronomia estão na programação

O Areia Mostra Cachaça acontece de 22 a 24 de abril, na capital paraibana da cachaça,  Areia-PB.
O evento nacional reúne produtores de cachaça de todo o país,  fornecedores, e representantes de toda a cadeia produtiva. O Senar vai participar do evento, atendendo produtores rurais em estande próprio e também com a presença do Gerente de Educação Profissional, Gabriel Petelinkar.

Na programação,  palestras, cursos, apresentação cultural,  feira de cachaça e feira gastronômica. A realização é da Associação de Produtores de Cachaça de Areia – APCA, em parceria com  o campus da UFPB de Areia.

As palestras acontecem no auditório do Centro de Ciências Agrárias da UFPB em Areia. A Feira de Cachaça, no ginásio do Campus e a Feira Gastronômica em uma área coberta em frente ao ginásio.

Na Feira de Cachaça são 45 expositores, dentre eles, produtores de Cachaças, fornecedores de insumos, produtores de equipamentos e uma grife de roupas bem humoradas do setor.

A Feira Gastronômica é uma parceria com a Apex-Brasil. Vai contar com expositores que vão oferecer pratos e outros produtos com inspiração na cachaça.

Um dos destaques do evento é o curso de sommelier de cachaça,  ministrado pelo master blender Nelson Duarte. O objetivo do curso é auxiliar na formação de especialistas no serviço de cachaça e capacitar para a análise sensorial. O Curso já está acontecendo no Hotel Fazenda Triunfo , no município , e muitos profissionais da própria cidade estão recebendo essa capacitação.

Para Leonaldo Alves, presidente da Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia-PB, Atura, ” a realização  do Areia Mostra Cachaça representa  um marco  na história  da produção  de cachaça  no município,  sobretudo pela forma como esse produto está sendo resgatado o seu valor”.

Ainda segundo Leonaldo, “a cachaça assume cada vez mais a conotação  de um produto nobre, que pode e deve ser harmonizado com a gastronomia, atendendo às mais variadas exigências.  O evento está  promovendo também  a capacitação  profissional e oferecendo a oportunidade para a formação  do profissional  sommelier de cachaça, uma necessidade e um requinte a mais para esse campo da cadeia produtiva”, reforçou Leonaldo.

 

O Areia Mostra Cachaça também conta com uma programação musical, com shows sempre às 20h30, no ginásio do Campus. Entre as atrações Mayra e Pequeno Bass, Larissa Dias e Yan Caio (22) e Neto Oliveira,  Tinha e Ivandro Cândido (23).

Também acontecem dentro do Areia Mostra Cachaça O Encontro Nacional das Confrarias, Encontro Nacional de Colecionadores de Cachaça e o Concurso Regional Rabo de Galo.

Para Thiago Henrique, presidente da Associação de Produtores de Cachaça de Areia, APCA, o evento é a oportunidade de ter a divulgação da qualidade da cachaça paraibana, fixando o Estado da Paraíba como referência em cachaça. ” Isso trará bons frutos e fará com que nossos produtos sejam cada vez mais procurados pelos consumidores.”

O BNB, Sebrae, FAPESQ PB, SENAI e  SENAR-PB são os patrocinadores do evento.

Programação do Areia Mostra Cachaça

22 de abril de 2022

8h30-  Boas Práticas de Fabricação, com Dr. José Félix Neto– UEPB;

9h30 –  Tecnologia da Fermentação, com Dr. Normando Ribeiro –
UFPB;

10h30 –  Técnicas de Envelhecimento, com Murilo Coelho – Engenho
Nobre;

11h30 – Palestra: Areia, capital paraibana da cachaça! Maria Julia
Baracho e Luciana Balbino;

12h30 – Almoço Livre;

14h – Visita Técnica – Engenhos;

17h –  Abertura Oficial – Auditório CCA/UFPB;

17h30 –  Palestra: Professor Jairo Martins – O Cachacista;

18h30 – Feira com Cachaças da Paraíba com apresentação de
artistas da terra,

23h30 – Encerramento.

23 de abril de 2022

8h30 – Mesa Redonda – Valorização do Produto
Cachaça e novos mercados – FAPESQPB, com representante IBRAC, Apex-Brasil, INPI;

9h20-  Palestra: Cachaça e Gastronomia, com Isadora Fornari;