19 de setembro de 2018

Beneficiárias do Senar/Procase divulgam produção de artesanato na Paraíba Agronegócios 2018


Ascom Senar
[addtoany]

O artesanato da comunidade Cajueiro está presente na Expofeira Paraíba Agronegócios 2018. O objetivo é divulgar o trabalho feito pela comunidade atendida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba com o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase).

“Essa é a primeira vez que participamos de um evento como esse. É muito gratificante ver os produtos que fazemos com tanto carinho serem recebidos pelo público”, conta a artesã Carmelita Pereira.

O trabalho a venda no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo é feito por 20 artesãs da União Comunitária de Mulheres Artesãs da cidade de Pocinhos, no interior paraibano. Cada uma delas passa, em média, três dias para produzir uma peça. As mulheres aprenderam a fazer diversos tipos de artesanato e o trabalho ainda é feito à mão, pois ainda estão construindo a fábrica delas na cidade.

O assessor de projetos e convênios do Senar, Pablo Araújo, afirma que a assessoria técnica do Procase precisa achar formas de escoar a produção dos beneficiados. “O artesanato é de difícil saída, por isso é necessário a divulgação do trabalho. Estar na Paraíba Agronegócios é bom para divulgação do produto das mulheres e fortalecimento do artesanato da região de Pocinhos”, explica Pablo.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br