22 de julho de 2018

Beneficiários do Senar Procase visitam Dia D em Taperoá


Ascom Senar
[addtoany]

Produtores Rurais atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar/Procase visitaram nesta sexta-feira (20) a 6ª edição do Dia D da Fazenda Carnaúba, em Taperoá, Cariri paraibano. Os 62 criadores são das comunidades Agroasa, em São Mamede, e Pitombeira, em Várzea. A visita, promovida pelo Senar, teve o objetivo de mostrar o modo de produção da Carnaúba.

O produtor Getúlio Ermínio da Silva destacou a organização e estrutura da propriedade que visitou. Para ele, esse é um exemplo que pretende implantar no seu próprio sítio, principalmente em relação às galinhas e caprinos. “Vou levar daqui principalmente a ideia de organização dos animais em piquetes separados, com cada um no seu lugar”, comentou Getúlio.

Produtor Getúlio é atendido pelo Senar Procase na Comunidade Pitombeira

Ele é um dos 20 beneficiários atendidos pelo técnico de campo Paulo Henrique Cordeiro, na comunidade quilombola Pitombeira. Na região, a atividade predominante é a caprinocultura de corte. Para o técnico, o evento é uma vitrine para a genética, o manejo e as forrageiras utilizadas para alimentação animal.

“Para os produtores, ver os animais nessa condição de semiárido, similar às deles, mostra que é possível criar e cuidar do rebanho com qualidade. Aqui pudemos verificar um tipo de suporte forrageiro semelhante ao que vai ser empregado por eles. Então foi muito importante trazê-los para o evento”, afirmou.

Paulo Henrique, técnico de campo do Senar

Os intercâmbios são atividades planejadas pelas comunidades/associações e visam a troca de experiência e difusão de tecnologias e técnicas de produção que possam auxiliar no desenvolvimento dos beneficiários, como explicou o chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural, Gabriel Petelinkar.

“Produtores puderam conhecer raças nativas, algumas delas que, mesmo eles sendo da região, ainda não tinha conhecimento sobre suas aptidões”, comentou.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br