17 de dezembro de 2012

Bom manejo reduz risco de erosão


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Esse sistema é uma das técnicas agrícolas sustentáveis do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC). A adoção de boas práticas de manejo do solo traz benefícios importantes, como o aumento da matéria orgânica, o que contribui para a menor liberação de gás carbônico para a atmosfera e o aumento da cobertura do solo, protegendo-o contra a erosão.
Foi constatado que um sistema de produção bem conduzido, incluindo o manejo adequado do solo, tende a ser mais estável quanto às adversidades climáticas, além de apresentar menor infestação de pragas, doenças e plantas daninhas
“Uma forma adequada de manejar o solo consiste em práticas agrícolas que visam à sua conservação, ou seja, sempre mantendo a perspectiva de produções elevadas na mesma área por muitos anos” afirma Rodrigo Garcia, pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste.
Segundo ele, o sistema de plantio direto se encaixa nesse conceito, já que um dos maiores benefícios é seu caráter conservacionista, evitando as perdas de solo por erosão, menor lixiviação de nutrientes e maior capacidade de armazenamento de água.
O pesquisador afirma que um sistema de plantio direto bem manejado e consolidado é dependente de algumas práticas agrícolas, como a ausência de revolvimento do solo, a manutenção de palha na superfície ao longo do ano e a alternância de espécies vegetais na área (rotação de culturas).
“Somente com a adoção dessas três técnicas agrícolas, esse sistema conservacionista se consolidará e trará maior rentabilidade ao agricultor” explica o pesquisador.
A ideia é que uma boa rotação de culturas se baseia na alternância de espécies que apresentam características distintas. Desse modo, seriam usufruídos os pontos positivos de cada espécie vegetal. Por isso, a rotação entre gramíneas e leguminosas é a mais recomendada.
“De forma geral, as leguminosas apresentam maior capacidade de melhorar a fertilidade do solo e a gramíneas são mais aptas no crescimento de raízes e produção de palha. No entanto, devem ser levadas em consideração as características de cada área”, orienta o pesquisador.
Ainda de acordo com ele, a adoção de técnicas conservacionistas tende a melhorar os atributos físicos, químicos e biológicos do solo. Além do mais, um solo bem manejado tende a ter os teores de matéria orgânica elevados, o que é de fundamental importância para obtenção de produtividades elevadas em solos tropicais e altamente intemperizados.
Fonte: Agrolink