27 de novembro de 2012

Bovinocultura e Horticultura são os cursos mais procurados


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Bovinocultura de Leite, Horticultura e Bovinocultura de Corte são os cursos do Pronatec no SENAR mais procurados pelos jovens. “Em cinco meses, registramos mais de 4 mil matrículas no curso de bovino de leite, 3,3 mil em Horticultura e 1,5 mil em Bovinocultura de Corte, distribuídas em todas as regiões do País” informou a Chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS), Andrea Barbosa, nesta segunda-feira (26), primeiro dia do II Encontro Nacional do Pronatec no SENAR.
O encontro reúne os gestores do Pronatec nas Administrações Regionais de todo o Brasil. Outro dado importante revela que a região Norte está com 45% das matrículas efetivadas para 2012, seguida da região Centro-Oeste com 31%, Nordeste com 12%, Sudeste com 9% e Sul com 3%. A meta do SENAR para 2012 é de 22.754 matrículas.
Na reunião foram apresentadas também algumas novidades para 2013. O portfólio de cursos do Pronatec no SENAR passa de 22 para 49 cursos presentes no Guia de Formação Inicial e Continuada do MEC (FIC). O guia foi reformulado e conta atualmente com 518 cursos em 13 eixos tecnológicos.
Durante o encontro, os gestores debateram ainda o módulo Empreender no Campo, um dos diferenciais dos cursos do Pronatec no SENAR. O SENAR prepara os instrutores por meio de curso à Distância (EaD SENAR) para passar noções de empreendedorismo aos alunos. O módulo é de 40h e a ideia é que o jovem não precise sair do campo para progredir na vida.
O II Encontro Nacional do Pronatec segue até quinta-feira, dia 29, na sede do Sistema CNA/SENAR, em Brasília.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR