13 de agosto de 2015

Campo Futuro fará levantamento da produção leiteira na Paraíba


Ascom Senar-PB
[addtoany]

programa-campo-futuro-da-cna-apresenta-paineis-de-pecuaria-de-corte-e-graos-para-municipios-do-tocantins-esta-semanaA Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), realizará nos dias 20 e 21 de agosto, o Painel Campo Futuro, que fará levantamentos de custos de produção com o objetivo de formar uma rede atualizada de dados sobre a cadeia leiteira no estado.

Ao todo, serão realizados dois painéis, que contarão com a participação de sete produtores, três agentes de comercialização do produto e três técnicos, em cada cidade. O evento, que acontecerá nos municípios de Caturité (dia 20) e Sousa (dia 21),  terá como finalidade abrir uma discussão com os diversos atores da cadeia produtiva do leite, visando a obtenção de informações para maior conhecimento da atividade nos diversos municípios da Paraíba.

De acordo com o assessor da presidência da Faepa, Domingos Lélis, os dados obtidos serão de grande importância, pois é através deste levantamento que os produtores terão informações a respeito dos custos relacionados à produção. “O painel nos auxiliará a melhorar a gestão da propriedade rural com orientações para cálculo de custo da produção e gerenciamento de riscos no preço do leite, bem como fornecer subsídios a formulação de políticas públicas para o setor”, falou.

A iniciativa é feita em parceria com técnicos do Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege), ligado à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Com as informações obtidas, a CNA visa formar uma rede de dados de custo de produção em várias culturas. Além da bovinocultura de leite, serão contempladas pelo projeto Campo Futuro as seguintes atividades: bovinoculturas de corte, café, cana-de-açúcar, arroz, algodão, soja, milho, trigo e fruticultura (laranja e cacau). Os subsídios obtidos a partir destes painéis servirão para orientar o produtor rural na gestão da sua propriedade rural e na tomada de decisões em sua atividade.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6073/6050
facebook.com/faepasenarpb
imprensa@senarpb.com.br