8 de julho de 2016

Cinco representantes da Paraíba disputam etapa nacional do CNA Jovem


Maryellen Badarau

Começa nesta sexta-feira (08/07), em Brasília, a primeira etapa do CNA Jovem 2016, com a participação de cinco candidatos paraibanos escolhidos numa seletiva estadual que aconteceu em três encontros realizados entre os meses de abril e junho deste ano durante os quais foram desenvolvidos projetos com foco na melhoria de processos em diversas áreas do agronegócio.

Por causa desse trabalho a expectativa da superintendência do Senar Paraíba é que os jovens do estado consigam garantir vaga ao final do processo. Ao todo, 81 jovens de 21 estados do Brasil e do Distrito Federal participarão do programa desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

“Fizemos uma seleção bem criteriosa de participação e percebemos o nível desses jovens. Eles tem capacidade de concorrer com qualquer outro candidato do país. A Paraíba chega para disputa de igual para igual pela qualidade, nível dos trabalhos apresentados. De forma que eu tenho a esperança de conseguirmos uma vaga nacional, a chance é muito alta”, afirmou Sérgio Martins, superintendente do Senar-PB.

Jovens paraibanos disputam etapa nacional do CNA Jovem em Brasília

O Programa CNA Jovem tem como foco preparar jovens do meio rural de todo o País para impulsionar ainda mais o setor empresarial rural. O primeiro encontro, que acontece a partir de hoje até domingo (10/7) terá como temática principal o propósito de liderança. Os outros eventos presenciais acontecerão de 19 a 21 de agosto, com o tema diferencial do líder; de 14 a 16 de outubro, sobre empreendedorismo; e de 25 a 27 de novembro, abordando com a temática comunicação.

Tiago Grilo é o quinto jovem a representar o Estado no CNA Jovem Nacional.

Thiago Grilo é o quinto jovem a representar o Estado no CNA Jovem Nacional.

Thiago Grilo é um dos representantes da Paraíba, juntamente com Iury Araújo, Rogério Leite, Márcio André e Rafael Gouveia. Na disputa local ele defendeu um projeto que envolve o fortalecimento da atividade sindical dentro do Estado, focando em cada sindicato municipal. Gabriel Petelinkar, chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Senar Paraíba (Dater), enfatiza a importância do trabalho. “O projeto dele é muito pertinente, assim como os dos outros finalistas, mas foi o único entre todos os participantes que abordou sobre base sindical. A iniciativa dele é viável e o trabalho tem condições de ser executado”, disse. Thiago explica que o projeto submetido propõe estruturar melhor os sindicatos através de capacitações.

Ainda para o finalista é uma satisfação representar a Paraíba. “O CNA Jovem é uma novidade para mim. Aprendi muito sobre o agronegócio na etapa estadual, mas também sobre como me relacionar com as pessoas e como falar em público. A próxima etapa traz uma carga de responsabilidade muito grande, e eu espero aprender ainda mais com essa nova fase”, falou Tiago.

O Programa CNA Jovem tem como foco preparar jovens do meio rural de todo o País para impulsionar ainda mais o setor empresarial rural.

O Programa CNA Jovem tem como foco preparar jovens do meio rural de todo o País para impulsionar ainda mais o setor empresarial rural.

Os projetos foram desenvolvidos nas etapas estaduais, a partir de palestras e treinamentos, e visam problematizar alguma situação local e sugerir soluções para o desenvolvimento do agro em cada Estado que o programa foi executado. Marcio André, outro finalista, explica que essas etapas serviram para lapidar as habilidades dos participantes e capacitá-los para exercer liderança em Brasília. “Espero que lá possamos demonstrar as nossas capacidades de liderança e que, a partir dos desafios de outros colegas, que serão apresentados nas próximas fases, eu possa trazer para a realidade da Paraíba e assim melhorar o exercício da liderança do nosso Estado”, falou.

O projeto de Marcio surgiu a partir de uma problemática apresentada no cariri paraibano em uma atividade de ovinocaprinocultura, e com isso, ele propõe a implantação de um gerenciamento para o controle zootécnico do rebanho. Dessa forma, o produtor vai ter o controle da sanidade e nutrição dos animais, da produção e da comercialização. Para isso, pretende fazer parcerias com uma empresa que será contratada para desenvolver o software, que auxiliará a executar estas ações.

Conheça o Programa CNA Jovem:

A primeira edição do CNA Jovem, realizada entre outubro de 2014 e março de 2015, registrou 135 inscritos de 24 estados do Brasil. O processo de formação teve 258 horas/aula e uma metodologia inovadora, que permitiu o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens selecionados como líderes. Ao final, os cinco candidatos vencedores fizeram uma visita técnica à China para conhecer instituições de pesquisa, modelos de empreendedorismo e prospecção de negócios.

Serviço: CNA Jovem Nacional – 1º encontro
Quando: de 8 a 10 de julho
Onde: Centro de Convenções Israel Pinheiro (CCIP)
Endereço: Ao lado da Ermida Dom Bosco, à altura da QL 32 do Lago Sul, em Brasília (DF)

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB

(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073 / (83) 99928-0819

facebook.com/faepasenarpb

senarpb.com.br