28 de janeiro de 2016

CNA debate propostas para questão de endividamento dos produtores da região da Sudene


Ascom Senar-PB
[addtoany]

A Comissão da Região Nordeste da Confederação esteve reunida para propor melhorias da Medida Provisória 707/2015 que trata dos problemas de endividamento dos produtores rurais na área da SUDENE

comissao nordeste 2

A Comissão da Região Nordeste do Brasil, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), presidida pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuário do Rio Grande do Norte, José Vieira, se reuniu, na terça-feira, (26/01), na sede da entidade, com o objetivo principal de discutir melhorias para a Medida Provisória 707/2015. Nela, o Governo Federal suspende, até 31 de dezembro deste ano, a inclusão de novos contratos inadimplentes de crédito rural na Dívida Ativa da União (DAU) e também o encaminhamento para cobrança judicial das dívidas rurais de operações contratadas por produtores com empreendimentos localizados na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), que compreende, além dos estados nordestinos, Minas Gerais e Espírito Santo.

A MP 707 é resultado do trabalho liderado pelo presidente da CNA, João Martins, juntamente com as Federações de Agricultura e Pecuária do Nordeste e as Superintendências Técnica e de Relações Institucionais da entidade. Como a MP beneficiou uma parcela de produtores rurais, a CNA vai reforçar a importância das demais medidas já pleiteadas anteriormente, junto ao Governo Federal. Com isso, a entidade busca solução definitiva dos passivos rurais para fortalecer a economia do Nordeste.

Para o presidente da CNA, que participou da reunião por videoconferência, a Medida Provisória representa uma grande ferramenta na busca de soluções para os problemas de endividamento dos produtores com empreendimentos rurais na área de atuação da SUDENE. De acordo com João Martins, as propostas representam as melhores soluções para o problema do endividamento dos produtores da região, causado pelas frequentes secas. A Comissão pretende manter reuniões mensais.

Participaram da reunião o presidente da CNA, João Martins; o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, Humberto Miranda; os presidentes de federações de agricultura pecuárias dos estados: da Paraíba, Mário Borba; do Rio Grande do Norte, José Vieira; de Alagoas, Álvaro Almeida; do Ceará, Flávio Saboya; do Maranhã, Raimundo Coelho; do Espírito Santo, Júlio Rocha; além da coordenadora da Assessoria Técnica da federação de Minas Gerais, Aline Veloso, e do superintendente Técnico da CNA, Bruno Lucchi, da assessora técnica da Comissão Nacional de Política Agrícola, Fernanda Schwantes, dos assessores técnicos da Comissão do Nordeste, Joaci Medeiros e Edvaldo Brito, e de Relações Institucionais da CNA, Zoraide Reis.

Assessoria de Comunicação CNA

telefone: (61) 2109 1419

www.canaldoprodutor.com.br

https://twitter.com/canaldoprodutor

https://www.facebook.com/canaldoprodutor