21 de junho de 2021

CNA Jovem encerra segundo encontro com maratona de conhecimento sobre liderança, comunicação e criatividade


Ascom Senar

Brasília (20/06/2021) – O segundo encontro nacional do programa CNA Jovem encerrou no domingo (20) com uma maratona de conhecimento sobre liderança empreendedora e dinâmicas para refinar as ideias em busca de soluções inovadoras para os desafios do agro.

Time da comissão de organização do CNA Jovem

Time da comissão de organização do CNA Jovem

O programa de desenvolvimento de novas lideranças do Sistema CNA/Senar incentiva os participantes a propor inovações para desafios complexos e desenvolver habilidades e competências para uma liderança empreendedora.

 

A palestra sobre como lidar com o cansaço emocional na pandemia iniciou a programação e contou com a participação das consultoras do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Karen Kroll e Thayanne Lima. Elas compartilharam dicas para a preservação da saúde mental nesse momento de crise gerada pelo coronavírus.

Em seguida, as lições de inovação foram compartilhadas pelo escritor e empreendedor, Mauricio Benvenutti, que foi sócio da XP Investimentos e hoje é sócio da plataforma de educação StartSe.

O programa CNA Jovem presenteará os participantes com o recém-lançado livro “Desobedeça”, de autoria de Benvenutti.

O programa CNA Jovem presenteará os participantes com o recém-lançado livro “Desobedeça”, de autoria de Benvenutti.

Ele refletiu sobre propósitos de vida, competências sociais e o futuro do trabalho. “Nessa fase, vocês estão com muita energia, por isso aproveitem para construir suas marcas para impactar centenas de milhares de pessoas. A gente precisa dessa capacidade de execução para fazer cada vez mais não só pelo nosso país e pelo mundo”.

As palavras de Benvenutti energizaram os jovens. “Foram lições de aprendizado pessoal e profissional”, revelou Bruna Sthéphane.

Marcelo Hoffmeister já conhecia o autor e aproveitou para dizer como o conteúdo já o ajudou. “O livro Incansáveis me fez mudar de rumo em 2019. Em 2020, veio a pandemia e a StartSe e o CNA Jovem mudaram novamente a minha vida. Obrigado por todo o conhecimento”.

Banca de crianças conheceu as ideias dos jovens

Banca de crianças conheceu as ideias dos jovens

Em uma atividade lúdica surpresa, os jovens apresentaram as soluções a um grupo de crianças de 10 a 13 anos. “São pessoas influentes, tomadoras de decisão que terão um grande impacto no agro do futuro”, explicou o consultor do CNA Jovem, Gino Terentim.
Ao se deparar com as crianças, os jovens tiveram que adequar a linguagem para explicar ideias e conceitos, como bioinsumos, e criar conexão com o público. Para a jovem Olivian Júlia Souza o exercício foi válido. “É necessário ter o objetivo e a ideia alinhada ao propósito a ponto de divulgar para públicos diversos”.

Mairon Figueiredo

Mairon Figueiredo

“É importante ter a ideia clara em nossa mente para passar para outra pessoa. No entanto, mais difícil do que isso é simplificá-la ao ponto de uma criança entender. Quando a gente sabe o perfil do público é possível utilizar recursos para facilitar a compreensão”, analisou Mairon Figueiredo.

Entre as atividades de integração, os jovens participaram de dinâmicas sobre curiosidades e expressões regionais e ainda deixaram e mensagens em um mural digital.

Na parte da tarde, os 80 participantes do CNA Jovem se dedicaram ao refinamento das soluções inovadoras para os desafios prioritários do agro brasileiro. Com o auxílio dos mentores, eles partiram para debater a utilização das soluções por parte dos beneficiários e o que precisam realizar para executar os experimentos.

Próximo passos – O terceiro encontro nacional do programa, de um total de quatro, está previsto para ocorrer os dias 15 e 16 de agosto. Até lá, os jovens seguem com as atividades remotas e sessões de mentoria semanais.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte