6 de dezembro de 2018

Sistema Faepa Senar participa de debate sobre gestão de água com Comitês de Bacias


Ascom Senar
[addtoany]

Os quatro comitês de bacia hidrográficas da Paraíba se reuniram ontem e hoje (06) para discutir a gestão da água no estado. As discussões envolveram problemáticas comuns aos comitês e buscar soluções para o uso da água. A Federação de Agricultura e Pecuária da Paraíba representa a sociedade civil no Comitê do Rio Paraíba e também participou do evento.

“Os produtores rurais são os maiores consumidores de água e tem uma responsabilidade muito grande de fazer esse consumo de forma responsável. Em torno de 70% da água é destinada à produção agrícola, pois é ele que mantém as atividades da agricultura e pecuária que trarão comidas para todas as mesas. Por isso, defendemos a gestão e uso correto da água com propósitos que beneficiem a todos na sociedade”, explica a representante do Sistema Faepa Senar PB, Tatiana Gomes.

Em todos os comitês participam usuários com outorga de água, poder público, representantes da sociedade civil e o órgão gestor de recursos hídricos, AESA. Os comitês analisam a quantidade de água que que todos tenham acesso a ela, a Justiça Hídrica. Em situações onde a água é escassa, essa água tem que ir para abastecimento humano e animal.

“O encontro foi de fundamental importância pois discutimos sobre os planos de recursos hídricos, que é o planejamento futuro. Ou seja, será que a água que temos hoje será conservada para as atividades do futuro? Precisamos pensar que a população aumenta, as atividades econômicas aumentam, mas a água continua a mesma. Por isso a gestão da água precisa ser levado em conta por todos os setores”, explicou a representante do IFPB no Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral Norte, Mirella Leôncio.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br