18 de setembro de 2016

“Crise se dribla com investimentos em inovação e empreendedorismo” ressaltam gestores na abertura da Paraíba Agronegócios 2016


Ascom Senar
[addtoany]

Presidente da Faepa e do Conselho Administrativo do Senar, Mário Borba, falou sobre impacto da chegada de águas à Paraíba

Presidente da Faepa e do Conselho Administrativo do Senar, Mário Borba, falou sobre impacto da chegada de águas à Paraíba

João Jales (especial para Paraíba Agronegócios)

A edição 2016 da Expofeira Paraíba Agronegócios foi aberta neste domingo (18), no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, em João Pessoa, com um público de cinco mil visitantes. O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), e tem como parceiros a Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (SEBRAE-PB) e o Banco do Nordeste.

Na solenidade, os gestores destacaram a importância de realizar investimentos em inovação e empreendedorismo para driblar a crise econômica. Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Mário Borba, a realização deste tipo de evento em João Pessoa é importante para promover o Estado como vitrine do agronegócio.

Durante seu discurso, Mário Borba lembrou que a transposição do Rio São Francisco pode gerar um momento promissor para o agronegócio paraibano. “Com a produção de leite, milho e a avicultura crescendo, a transposição chegará num momento importante e estratégico para o setor, que busca soluções para enfrentar as dificuldades impostas pelo atual cenário econômico”, frisou o presidente da Faepa.

Já o diretor administrativo e financeiro do Sebrae, Neto Franca, destacou a importância do empreendedorismo para enfrentar a conjuntura econômica atual. “É através de eventos deste caráter que nos deparamos com oportunidades para contornar as dificuldades que porventura surjam no decorrer do agronegócio”, disse.

O secretário estadual do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Rômulo Montenegro, falou sobre a importância da Expofeira no calendário de eventos do Estado. Segundo ele, “aqui [na Paraíba Agronegócios] mostramos o que temos de melhor para oferecer aos mercados produtor e consumidor. Aqui abrimos portas para os segmentos da agropecuária e empreendedorismo”, explicou.

O governador Ricardo Coutinho agradeceu a presença e o empenho de todos os órgãos e entidades parceiras na realização do evento. Segundo ele, “a economia tem tido dificuldade em dar respostas e não tem sido fácil manter investimentos e pagamentos, mas é preciso ultrapassar esses momentos de mares revoltosos”, afirmou. O governador ressaltou ainda o tema do empreendedorismo como elemento agregador para a atual conjuntura do agronegócio paraibano, e prometeu a inauguração de importantes obras em infraestrutura, para darem melhor sustentação ao setor rural.

Paraíba Agronegócios 2016 – Além da abertura oficial, durante o primeiro dia de Exposição houve uma exibição de cavalos Mangalarga Marchador. Várias autoridades e representantes de instituições do setor estiveram presentes, à exemplo da Superintendência Federal da Agricultura (SFA) dos estados da Paraíba e Pernambuco, OCB-PB, bancos do Nordeste e do Brasil e associações de criadores.

O evento é realizado no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, no bairro do Cristo, em João Pessoa, de 18 até o próximo domingo dia 25. A feira está aberta à visitação do público das 10h às 22h, com acesso gratuito durante todos os dias do evento.

A Expofeira reúne cerca de 1700 animais entre bovinos, equinos, caprinos, ovinos e cães. Há ainda expositores de equipamentos e insumos agrícolas e uma diversificada feira gastronômica e de artesanato com programação cultural gratuita.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB

(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073 / (83) 99928-0819

facebook.com/faepasenarpb

senarpb.com.br