16 de julho de 2014

Dia de campo beneficia produtores rurais de Juazeirinho


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Na última quinta-feira (10), aconteceu um Dia de campo para produtores rurais de Juazeirinho e regiões vizinhas. O evento aconteceu no próprio município e faz parte do programa Sertão Empreendedor, desenvolvido pelo Serviço de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PB).
A mobilização contou com a participação de 50 pessoas, entre técnicos, produtores rurais, dirigentes de sindicatos e estudantes. Lá, foram mostradas as técnicas para implantação de barragem subterrânea e realizados os processos de silagem e feno. A capacitação ocorreu na propriedade do produtor rural José Odon de Macedo, membro do programa Sertão Empreendedor no município. O evento “reuniu produtores rurais para o aprendizado de métodos de convivência com o semiárido”, explicou Domingos de Lélis, gestor do Senar-PB. Em Juazeirinho, o projeto conta com 20 produtores cadastrados.
O Dia de campo integra uma das linhas de ação do Sertão Empreendedor sobre a utilização de reserva estratégica de água das chuvas e reserva de alimentação animal para o período de estiagem. Completa o quadro de atuações do programa, a difusão de tecnologia, a qualificação profissional com assistência técnica, o empreendedorismo, aumento da renda a partir de novas tecnologias, o incentivo e apoio ao cooperativismo e associativismo, a promoção social e o desenvolvimento sustentável.
Visando a qualificação profissional e o oferecimento de novas tecnologias, o programa iniciou no segundo semestre de 2013 a capacitação de produtores rurais nas cadeias de bovinocultura e caprinocultura de leite em Cajazeiras, Catolé do Rocha, Piancó, Santa Luzia, Juazeirinho e Campina Grande. A partir de agosto, o projeto abrangerá avicultura alternativa e suinocultura e serão realizadas 18 turmas que beneficiarão 360 produtores.
O Sertão Empreendedor é um projeto que se destina ao estímulo do empreendedorismo rural e à elevação da qualidade de vida da população do semiárido brasileiro, em torno de 22,5 milhões de pessoas. Com duração de quatro anos, a meta do programa é atingir 43 municípios em toda Paraíba até 2017. Ele prepara o produtor rural para a época de seca, com tecnologias que aperfeiçoam a produção agrícola em condições de poucas chuvas.
Assessoria de Comunicação Faepa/Senar-PB