24 de julho de 2021

Dia do suinocultor: Conheça a história de Roberto de Freitas, produtor atendido pelo Senar


Ascom Senar

Hoje é comemorado o dia do Suinocultor, atualmente o Brasil é o 4º maior produtor de suínos no mundo, segundo dados da Embrapa. Nessa perspectiva, é possível notar a importância do Suinocultor para o nosso país, seja do pequeno à grande porte, pois estes ajudam a fomentar a cadeia no Brasil e no mundo.

Nós conversamos com o produtor Roberto de Freitas, que é suinocultor no município de Alagoa Grande- PB, o mesmo vem sendo atendido pelo Senar no programa da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Segundo ele, o seu pontapé inicial no ramo deu-se em 2013 por incentivo de amigos e familiares próximos, de maneira amadora começou aos poucos a criação dos suínos.

Técnico Ramon e o Produtor

Técnico Ramon e o produtor Roberto de Freitas

Além disso, antes da chegada do Senar a alimentação dos porcos era fomentada por ‘lavagem’ e não tinha nenhum trabalho genético com os animais. Após a chegada da ATeG em sua propriedade, houveram algumas mudanças positivas, começando pela adoção da ração balanceada, melhoramento genético e manejo.

Segundo o Técnico Ramon Ferreira, também foi realizado um controle sanitário na propriedade desde vacinações e vermifugação com o intuito de evitar e reduzir problemas, impossibilitando a transmissão de doenças entre os animais. Também foi realizado o controle e melhorias no manejo alimentar e reprodutivo com a intenção de conter os custos de produção e aumentar a quantidade e o peso de animais desmamados, proporcionando maior rentabilidade para o produtor.

No momento o produtor se dedica 100% a sua ocupação como suinocultor, uma vez que anterior a isso o mesmo era gerente de uma madeireira em seu município. Segundo ele, “para mim ser suinocultor é uma das melhores coisas que está acontecendo na minha vida, eu deixei o meu trabalho formal para me dedicar a suinocultura e espero colher bons frutos, e como dizem por aí ‘ quem faz o que gosta não trabalha nunca’ ”, comentou.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br