30 de junho de 2021

Diretor-geral do Senar afirma que conectividade é fundamental para a produção de alimentos


Ascom Senar
[addtoany]

Brasília (30/06/2021) – O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, afirmou que a conectividade é fundamental para a produção de alimentos no Brasil durante a abertura de um dos painéis do World Agri-Tech South America Summit 2021, na quarta (30).

O evento reuniu durante dois dias, de forma virtual, mais de 600 líderes globais da cadeia de inovação agroalimentar para debater temas importantes relacionados ao setor.

Carrara apresentou dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre os serviços de comunicação no País, mostrando que, apesar do acesso a aparelhos de telefonia móvel, a conectividade não chega como deveria ao campo brasileiro.

“Hoje todo produtor ou funcionário possui um aparelho celular. Isso é uma realidade no País como um todo. Entretanto, no setor rural, não temos acesso ao sinal de celular. Isso gera uma dificuldade muito grande para que a população rural consiga se inserir no mundo da informação e da tecnologia.”

Segundo ele, dos 5 milhões de propriedades rurais no País, 3,6 milhões não tem acesso à informação e à alta tecnologia, necessárias para que a educação chegue ao campo e para que o produtor opere máquinas e acesse sistemas de gestão e controle.

Carrara acredita que a conectividade é a alternativa para que a educação chegue ao campo e para que os produtores da classe média rural permaneçam no mercado, além de inserir os que não estão na agropecuária comercial.

“Uma nova geração vem aí, porém, sem conectividade o nosso setor não vai conseguir avançar. O mundo conta com o Brasil para suprir a demanda de alimentos e para o aumento dessa demanda nos próximos 30 anos. O produtor rural brasileiro precisa estar, cada dia mais, preparado e nesse ponto entra o Senar, com as capacitações e a transferência de tecnologia.”

Para o diretor-geral do Senar, sem a tecnologia adequada na propriedade, esse produtor não consegue ter a receita necessária para permanecer no campo cumprindo sua função econômica e social de produzir alimentos.

“O mundo precisa e conta com a produção rural brasileira e sem a conectividade, sem transferência de tecnologia e sem educação, o Brasil não vai conseguir atender a demanda mundial por aumento da produção de alimentos. Ou seja, para produzir alimento, é preciso de conectividade.”

Além de conectividade, o World Agri-Tech South America Summit 2021 debateu as novas plataformas digitais de gestão agrícola para impulsionar a lucratividade do produtor rural; proteção biológica de colheitas; fintechs; investimentos sustentáveis; transparência na cadeia de suprimentos; estratégias e tecnologias para evitar o desperdício de alimentos em grande escala; aceleração do investimento no setor de tecnologia sul-americano; inovação corporativa; e adoção de sistemas de plantio mais inteligentes.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte