14 de dezembro de 2021

Diretoria da CNA é empossada; Mário Borba é diretor-secretário


Ascom Senar
[addtoany]

Brasília (13/12/2021) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, e os integrantes da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da entidade tomaram posse na segunda (13), em solenidade ocorrida na sede da entidade, com a participação dos presidentes e representantes das 27 Federações Estaduais de Agricultura e Pecuária.

Mário Borba, que é presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba, a Faepa, compõe a diretoria executiva da instituição, como primeiro vice-presidente de secretaria e também foi empossado nesta segunda.

Mário Borba, presidente do Sistema Faepa/Senar-PB sendo empossado como diretor-secretário da CNA

Martins foi reeleito em setembro por unanimidade para um mandato no quadriênio 2021/2025, juntamente com seis vice-presidentes e seis integrantes do Conselho Fiscal (três titulares e três suplentes) que formam a composição da chapa.

A posse foi dada pelo Conselho de Representantes, formado pelas federações dos 26 estados e do Distrito Federal. Os trabalhos foram conduzidos por Roberto Simões, 1º vice-presidente da CNA no quadriênio 2017/2021 e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) por 16 anos.

Em seu discurso ao conduzir os trabalhos da solenidade, Simões agradeceu a oportunidade de ter feito parte da diretoria. “Foi uma satisfação trabalhar com o presidente João Martins pela sua coragem e força de trabalho em conduzir essa casa com seriedade e transparência”. Em seguida, o 1º vice-presidente de Secretaria, Mário Borba, leu a ata de posse da nova Diretoria Executiva.

Na sequência, João Martins fez um balanço da sua gestão anterior. “O mundo mudou muito nesses quatro anos. Promovemos as mudanças necessárias ao novo momento em nosso sistema, além de outras, na linha da gestão que idealizei implantar”, afirmou o presidente no início do seu discurso.

Ao citar uma série de ações, Martins disse que as medidas tinham o “objetivo de tornar o sistema apto à defesa dos produtores, para auxiliar, com mais competência e vigor, a nossa crescente e pujante agropecuária brasileira”.

“Começamos a quebrar paradigmas e a construir uma nova imagem para o Sistema CNA/Senar, mostrando seriedade, competência e compromisso com o presente e o futuro do agro”, afirmou.

Martins destacou que a CNA está na vanguarda da defesa dos “reais interesses dos produtores rurais brasileiros” e que as colocações feitas pela entidade “passaram a ser respeitadas e acatadas pela lisura e o perfil estritamente técnico”.

O presidente da CNA falou da motivação que o levou a estar no Sistema, quando visualizou as potencialidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o que a instituição poderia fazer principalmente pelos pequenos e médios produtores. Uma dessas ações é a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que deu “nova vida” ao Sistema.

“O Senar se posicionou como a força motora do sistema e é com esse cenário que vou alicerçar a nossa próxima gestão. Vamos massificar a assistência técnica, identificando e aproximando os produtores rurais dos sindicatos”.

Ao falar das metas para o futuro, Martins afirmou que o objetivo é chegar a 400 mil produtores em assistência técnica. “Vamos criar uma nova classe rural”.

Martins ressaltou, ainda, que na próxima gestão será lançado o programa Sindicatos Polos, com o intuito de tornar os sindicatos mais fortes. “Precisamos mostrar que quando estivermos falando em nome dos produtores rurais é porque temos uma base sindical representativa”.

Ele também alertou que o próximo ano será de eleição e que o Sistema CNA/Senar deve estar preparado para mostrar aos candidatos as reivindicações fundamentais para o desenvolvimento do setor. Ao final, João Martins ficou emocionado ao citar o apoio da família.

No comando da CNA desde 2015, João Martins tem uma trajetória profissional marcada pela defesa dos produtores rurais.

Composição da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal (Quadriênio 2021-2025)

Presidente – João Martins da Silva Júnior (BA)

1º vice-presidente – José Mário Schreiner (GO)

2º vice-presidente – Gedeão Silveira Pereira (RS)

1º vice-presidente de Finanças – José Zeferino Pedrozo (SC)

2º vice-presidente de Finanças – Muni Lourenço Silva Júnior (AM)

1º vice-presidente de Secretaria – Mário Antônio Pereira Borba (PB)

2º vice-presidente de Secretaria – Júlio da Silva Rocha Júnior (ES)

Conselho Fiscal

Efetivos

Normando Corral (MT)

Raimundo Coelho de Sousa (MA)

Silvio Silvestre de Carvalho (RR)

Suplentes

Paulo Carneiro (TO)

José Álvares Vieira (RN)

Ivan Apóstolo Sobral (SE)

Veja fotos da posse da Diretoria e do Conselho Fiscal 

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
Fotos: Wenderson Araújo
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte