21 de fevereiro de 2013

Emater discute geração de renda com agricultor do semiárido


Ascom Senar-PB
[addtoany]

A Emater Paraíba, região de Princesa Isabel, discute esta semana ações voltadas para a comercialização de produtos da agricultura familiar, com foco para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que garantem renda para quem reside no meio rural.
No ano de 2012, nos municípios integrantes da região de Princesa Isabel, os escritórios da Emater tiveram papel importante na elaboração de propostas de comercialização ao PNAE. Foram 51 projetos para escolas da rede estadual com recursos de R$ 270.625,43, beneficiando 62 agricultores familiares; e na rede municipal de ensino foram 19 propostas, com 87 agricultores familiares atendidos e recursos de R$ 260.639,20.
A coordenação deste trabalho vem sendo desenvolvida pela assessora regional, Maria de Fátima, em conjunto com técnicos e extensionistas sociais de Princesa Isabel. Nos últimos anos, o trabalho vem conseguindo bons resultados, a exemplo do Município de Água Branca, que foi premiado como referência na alimentação escolar, informou o coordenador regional, Hermes Maia Pereira.
Para reforçar a divulgação, foram convidados para participar das reuniões integrantes de Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentável, prefeitos, secretários de agricultura e de educação, diretores de escolas e presidentes de associações.
A programação teve início nessa quarta-feira (20), na sede da cidade de Princesa Isabel, quando foi tratado também de assuntos referentes à economia solidária e estratégias de convivência com o semiárido e os efeitos da estiagem na Região. A programação segue com reuniões, também nesta quinta-fera (21), em São José de Princesa e Tavares, e na sexta-feira (22) em Teixeira. Na segunda-feira (25), o encontro será em Desterro, Água Branca, Maturéia e Juru.
Fonte: Secom-PB