31 de outubro de 2012

Embrapa incentiva consumo de hortaliças


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Com o intuito de incentivar o consumo de hortaliças e promover uma alimentação saudável para toda família, a Embrapa Hortaliças (Brasília/DF) lança o site Hortaliças na Web que traz cerca de 150 receitas e também dicas de como comprar, conservar e consumir hortaliças.
De acordo com a engenheira agrônoma Milza Lana, pesquisadora da Embrapa Hortaliças, o objetivo do site é contribuir para o aumento do consumo de hortaliças pela população brasileira, oferecendo diversas opções de preparo desses alimentos, com receitas nutritivas, práticas e baratas. Pretende-se também orientar a população sobre os atributos de qualidade a serem considerados na hora da compra e o correto manuseio e acondicionamento das hortaliças no mercado e na residência para evitar desperdícios.
O destaque do Hortaliças na Web fica por conta da seção “50 hortaliças” que relaciona informações específicas de cada hortaliça como origem, valor nutritivo, receitas e dicas de como comprar, conservar e consumir cada uma delas. Mas ainda há outras cinco seções com informações exclusivas.
– Hortaliça combina com todas as refeições: além das tradicionais receitas de sopas e saladas, essa seção ensina como aproveitar a diversidade de cores e sabores que as hortaliças oferecem do café da manhã até o jantar. Há inúmeras possibilidades de preparar a mesma hortaliça, basta variar de acordo com o gosto da família e o hábito de alimentação.
– Como obter o melhor de cada hortaliça: essa seção é destinada aos interessados em conhecer novos paladares, mas não sabem como escolher produtos de boa qualidade nem como prepará-los.
– Hortaliça e dinheiro não se jogam fora: como são produtos muito perecíveis, é preciso saber como armazenar as hortaliças para reduzir as perdas em casa e evitar desperdícios. O adequado acondicionamento é essencial para a preservação da qualidade sensorial e nutricional das hortaliças.
– Quem quer saúde vai à feira: esta seção explica a importância de consumir hortaliças diariamente. Ricas em vitaminas, fibras e sais minerais, as hortaliças são fundamentais para a manutenção da saúde. A Organização Mundial da Saúde recomenda a ingestão de, pelo menos, três porções de hortaliças por dia.
– Sua receita ideal: neste espaço, o usuário do site consegue filtrar as receitas de acordo com as hortaliças de preferência. Há também a possibilidade de excluir da busca as hortaliças que não gosta ou não tem em casa, por exemplo.
Clique aqui para conferir o site. 
Fonte: Mapa